Iluminação Pública: Consórcio Smart Luz inicia projeto de R$ 1,4 bilhão no Rio de Janeiro

Além da substituição de 100% das luminárias da cidade, estão previstas outras tecnologias, como bueiros inteligentes e controle digital de semáforos e da iluminação pública.

136

Julho, 2020 – O bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu na última semana uma iluminação pública mais moderna e eficiente. O antigo sistema de lâmpadas de vapor de sódio foi totalmente substituído por 275 modernas luminárias de LED em nove localidades. As obras, concluídas no último final de semana, foram as primeiras entregas do consórcio Smart Luz, vencedor da parceria público-privada para iluminação pública do Rio de Janeiro. A previsão é que toda as ruas da cidade estejam iluminadas por LED nos próximos dois anos, além da substituição de mais de 34 mil postes.

O LED é capaz de iluminar uma área maior do que as lâmpadas convencionais, proporcionando mais segurança à noite não só para os pedestres, como também para motoristas. Além disso, as novas luminárias são 50% mais econômicas e fabricadas com materiais recicláveis.

Rua Carvalho de Souza, em Madureira/Marcelo Gigante/Smart Luz

De acordo com Carlos Sanchéz, presidente do conselho do Smart Luz, os trabalhos foram realizados seguindo as normas de segurança e as orientações da Organização Mundial de Saúde. “Todos os operários envolvidos utilizaram máscaras e álcool em gel, além de equipamentos de proteção individual. A iluminação pública por LED é um importante indicador de desenvolvimento urbano. Nosso compromisso é levar seus benefícios para outros bairros da cidade, com total segurança”, afirma Sanchéz.

Cidade inteligente – A parceria público-privada (PPP), firmada com a prefeitura do Rio de Janeiro em 28 de abril, oficializou a concessão do serviço de iluminação pública do Rio de Janeiro ao Smart Luz por 20 anos, que investirá R$ 1,4 bilhão.

Os serviços não ficarão restritos apenas às luminárias de LED. O consórcio vai implementar diversas tecnologias: 10 mil câmeras de monitoramento, 5 mil pontos de acesso Wi-Fi, 4 mil bueiros inteligentes e 6 mil controladores semafóricos. Será construído também um Centro de Controle Operacional, que fará a gestão da iluminação e videomonitoramento do Rio. O trabalho inclui ainda monumentos, praças e pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O consórcio Smart Luz é constituído por empresas com grande experiência em iluminação pública e tecnologia de cidades inteligentes, sinalização e centrais de monitoramento, tanto no Brasil quanto no exterior.

Obras – Os seguintes endereços de Madureira receberam a iluminação por LED: Trav. Almerinda Freitas, Rua Maria Freitas, Av. Edgar Romero, Rua Carvalho de Souza, Estrada do Portela, Rua Soares Caldeira, Rua Antônio Abreu, Rua Guarapari, Rua Dagmar Fonseca e parte da Rua Conselheiro Galvão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.