Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, é o primeiro da América Latina a receber Subestação a Gás

Solução da GE é destinada a espaços reduzidos e proporciona maior confiabilidade na distribuição de energia

Novembro, 2016 – Nos grandes centros urbanos, em virtude da alta concentração populacional, exige-se que as residências, os comércios, as áreas de serviços, entre outras, lidem com espaços físicos cada vez mais reduzidos. Assim, a tendência é que as indústrias (fabricantes de equipamento elétrico) ofereçam melhores soluções e produtos de acordo com a necessidade dos seus clientes com a mesma qualidade e tecnologia de produtos de grande porte.

centro-de-oncologia-maquete-3

Alinhada às necessidades do mercado, a GE vem aperfeiçoando constantemente seu portfólio de produtos e serviços. Exemplo disso é a solução proposta ao hospital Nossa Senhora Conceição, localizado em Porto Alegre, RS, pela divisão GE Grid Solutions, líder global em tecnologias e serviços para a rede elétrica. Devido a crescente demanda hospitalar, o principal desafio da instituição era dispor de mais energia com um sistema que acompanhasse a ampliação física da instituição. Porém, para isso, não contavam com uma área extensa e necessitavam de uma solução com uma tecnologia avançada e que pudesse ser aplicada em um espaço limitado, de cerca de 600 metros quadrados.

Para isso, a GE Grid Solutions desenvolveu o projeto para a instalação de uma Subestação Isolada a Gás SF6 – GIS (Gas Insulated Substation – em inglês). Essa tecnologia compacta permite com alta confiabilidade e baixa manutenção dispor de todo o conjunto de equipamentos para proteção, medição, manobra e seccionamento, permitindo o hospital transformar a tensão de 69kV, recebida via concessionária para 13,8kV. Por meio de disjuntores com duas saídas de linhas e duas saídas de transformadores, o sistema possui o gás SF6 como seu princípio de isolação, que proporciona melhor isolamento dos equipamentos utilizados, ajudando a diminuir a distância entre condutores e os equipamentos. O Hospital Nossa Senhora da Conceição é o primeiro hospital na América Latina a utilizar a tecnologia.

As vantagens desse projeto não se resumem apenas ao tamanho limitado que ele pode ser instalado. “Por meio dessa instalação, que funciona dentro de um prédio fechado e é compatível com a área urbana, é possível oferecer ainda mais distribuição de energia, mais segurança operacional e compatibilidade ambiental, além de maior confiabilidade, já que a tecnologia reduz dramaticamente o número de falhas, característica essencial no atendimento de um hospital do porte do Nossa Senhora da Conceição”, explica Emanuel Bertolini, Diretor Geral da divisão de Grid Solutions para a América Latina.

Para o Hospital Nossa Senhora Conceição, a instalação da nova subestação permitirá não apenas a instalação de novos equipamentos de diagnóstico e melhora na qualidade dos serviços prestados, mas também contribuirá para o aumento no número de atendimento e para a expansão física da unidade. “O sistema será de grande importância para suprir a parte de energia elétrica do novo Centro de Oncologia, do novo Centro de diagnóstico e do Prédio de apoio técnico”, destaca Claudio Campello, da Gerência de Engenharia e Patrimônio do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

A obra, prevista para ser finalizada em 2017, é um exemplo da ascensão do uso de tecnologias compactas e à gás e reforça o compromisso da GE em fornecer energia confiável e eficiente de acordo com a necessidade de cada cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *