Grupo Tracbel declara apoio à Agenda 2030 da ONU e reafirma compromisso com seus princípios

Pautando-se nos dez Princípios Universais do Pacto Global, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável – a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um plano de ação para as pessoas em prol da prosperidade do planeta, na busca do fortalecimento da paz universal.

As ações de responsabilidade social da Tracbel reforçam o compromisso da empresa com a sociedade, uma vez que elas impactam de forma muito positiva em todos seus parceiros, internos e externos. “Os valores que norteiam toda nossa atuação são a ética acima de tudo e o respeito e a valorização das pessoas. Sob essa máxima e pautados nela, foi construída a história da Tracbel, seu passado, presente e será seu futuro. Temos convicção que o bem maior é o capital humano e, com base nisso, não poupamos esforços na promoção da melhoria da qualidade de vida dos nossos profissionais e da comunidade onde atuamos”, diz o CEO.

Tracbel – Projeto Profissionalizar

Ele lembra que toda a trajetória de sucesso e qualidade da Tracbel caminhou lado a lado com o compromisso com todas as pessoas que fizeram e fazem parte de sua história. “A responsabilidade social permeia as relações da organização, com todos os seus parceiros. Queremos um crescimento sustentável, capaz de atender às demandas atuais e sem comprometer o atendimento das necessidades das futuras gerações”, observa Luiz Gustavo.

Sustentabilidade

A Tracbel segue criteriosamente os objetivos de desenvolvimento sustentável, tanto para seus funcionários quanto para o público externo. Na área ambiental, a empresa tem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e ações permanentes de redução de consumo de água e energia e outros materiais, além de manter pomares e hortas em algumas de suas unidades. Tem ainda um rígido código de conduta, seguindo todos os princípios contra a corrupção, e age fortemente também para desenvolver uma cultura de respeito mútuo e de não-discriminação, não tolerando nenhuma forma de trabalho infantil ou escravidão moderna.

Externamente, a Tracbel ajuda a ONG Ação Cidadania e mantém, desde 1995, o Projeto Profissionalizar, voltado para cultura, profissionalização, esporte e cidadania, tendo neste período transformado a vida de centenas de jovens. A empresa também incentiva o Projeto Falcões de qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. A Tracbel ainda apoia a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o Hospital do Amor, que atende pacientes com câncer, e o Lar do Idoso, ambos de São Paulo, e patrocina o esporte por meio do Minas Tênis Clube e do Trail Clube Verde Rosso. Além disso, na área cultural, apoia a Orquestra de Câmara Opus para difusão da música erudita e popular.

Internamente, mantém um amplo plano de benefícios aos funcionários, incluindo licença maternidade estendida. A empresa aplica rigorosamente uma política de saúde e segurança no ocupacional, com campanhas anuais de vacinação e, neste período atual, com um amplo enfrentamento à pandemia da Covid-19, inclusive com atendimento psicológico para as pessoas mais afetadas.

Os princípios

Os princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água limpa e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.

Para mais informações acesse www.tracbel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *