GBC Brasil lança a segunda versão da certificação sustentável para o setor residencial

A certificação será oferecida em duas versões, uma para casas e outra para condomínios, sejam horizontais ou verticais

Agosto, 2017 – O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), entidade que completa 10 anos de atuação em prol às edificações sustentáveis no país, lançará a Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

Casa Henrique Cury

O GBC Brasil e seus Membros acumulam maturidade e experiência em mais de 400 edificações certificadas no país, sendo que o legado deste período é a comprovação, via estudos de mercado, casos de sucesso e testemunhos de stakeholders, que as edificações verdes são a melhor opção de negócios no mercado imobiliário, em qualquer segmento e setor de atuação.

A certificação vai fornecer as ferramentas, metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial.

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais, seguem a seguinte disposição: 28% Mudanças Climáticas; 22% Saúde e Bem Estar; 20% Benefícios Econômicos; 12% Recursos Hídricos; 10% Biodiversidade; 8% Comunicação e Educação. A certificação também inclui conceitos de saúde, bem estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal nas diversas categorias da certificação.

Como benefício aos futuros moradores das casas e apartamentos certificados, além dos ganhos econômicos durante a operação da edificação e o fomento ao respeito ao meio ambiente, temos ambientes e espaços mais confortáveis e que oferecem melhorias à saúde e ao bem-estar dos usuários.

O processo de auditoria e certificação é segmentado em duas fases, a do projeto e a da obra em si, o que facilita o processo de certificação e beneficia o empreendedor no momento de comercialização do projeto ou na busca de incentivo financeiro relacionado a politicas públicas.

O GBC Brasil passa a contar com a parceria do Bureau Veritas, líder mundial na avaliação de conformidade e certificação, que realizará a auditoria, incluindo verificação in loco das edificações a serem certificadas. O Bureau Veritas já realizou a auditoria de três projetos: a Casa Eudóxia, localizada em Campinas (SP) e certificada Nível Ouro; a Casa de Henrique Cury, localizada em São Paulo (SP) e certificada Nível Ouro; Terra Mundi, condomínio localizado em Goiânia (GO), em processo final de auditoria. Além desses, o GBC Brasil registra atualmente 11 projetos pilotos para essa certificação, nos estado de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Já na modalidade de residências unifamiliares, são 30 projetos registrados.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas, as razões para a crescente procura pela certificação sustentável em construções residenciais são vantagens como reduções dos custos operacionais, aliadas às melhorias no conforto, qualidade, saúde e bem estar para os ocupantes. “Além disso, fatores como a propensão de 80% dos consumidores em aceitar investir mais em imóveis certificados; a garantia ao incorporador, aos clientes e demais interessados sobre o respeito às normas técnicas e aos parâmetros de qualidade; as concretas perspectivas de políticas públicas endereçando vantagens a estas edificações são benefícios ímpares para as construções verdes”, afirma o executivo.

A nova certificação será lançada na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construção sustentável da América Latina, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo. No evento, será realizada a entrega das placas de certificação para os projetos certificados.

A 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo se destina aos profissionais de áreas como arquitetura, engenharia, design, associações e instituições socioambientais, desenvolvimentos sustentável, habitação de interesse popular, planejamento urbano, entidades governamentais e outros. Este ano, contará com mais de 70 Sessões Educacionais (palestras de todos os níveis técnicos), além da exposição de soluções sustentáveis e novas tecnologias, ações e atividades de engajamento e visitas técnicas em edifícios de destaque no mercado e de eventos de networking.

Em sua última edição, em 2016, a feira recebeu mais de 14 mil visitantes brasileiros e estrangeiros, 1400 congressistas, 135 palestrantes nacionais e internacionais, e 50 expositores e patrocinadores. Para 2017, a organização está preparando um evento ainda maior e espera receber mais de 20 mil visitantes.

Serviço: Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2017

Data: 8 a 10 de agosto de 2017

Local: São Paulo Expo

(Rod. dos Imigrantes, 1, Parque do Estado, São Paulo)

Informações e credenciamento pelo site: http://expogbcbrasil.org.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *