Gafisa economiza 18% em obras com kits hidráulicos e elétricos

0 77

Construtora adota produto desenvolvido pela Merc Kits para industrializar e agilizar as instalações de encanamentos em edifícios

DECKS
Divulgação

Outubro, 2017 – A instalação dos componentes hidráulicos e elétricos é o calcanhar de Aquiles da indústria da construção civil: sem conseguir padronizar o trabalho, as empresas do setor sofrem com lentidão, gastos excessivos e problemas inerentes ao sistema, como atrasos no cronograma, alteração das especificações dos materiais, vazamentos, entre outros. Para solucionar esse atraso tecnológico, a Gafisa fez uma parceria com a Merc Kits (www.merckits.com.br), especializada na fabricação de kits hidráulicos pré-montados, com o objetivo de industrializar o setor – o que gera em torno de 20% de economia e redução de prazo.

Os kits pré-montados modificam a maneira tradicional como a instalação dos componentes – assim como aqueles ligados ao fornecimento de gás – é feita dentro de uma obra. Normalmente, profissionais terceirizados são responsáveis por preparar e colocar o material em cada unidade, cortando os tubos na hora, por exemplo. “Estima-se que a instalação hidráulica responda por 3% a 4% do custo de uma obra. No entanto, o processo usual é feito de modo tão precário que cerca de 30% a 40% dos pedidos de assistência técnica pós-entrega são por conta de vazamentos; é desproporcional”, afirma Eduardo Setti, CEO da Merc Kits.

O especialista faz uma analogia: “Para dar uma ideia da mudança de paradigma, sair desse modelo para o uso dos kits é como quando as portas dos apartamentos deixaram de ser feitas por um carpinteiro no canteiro de obras e passaram a ser compradas prontas, pintadas e com batentes, ou o kit porta pronta”, compara. José Marmo, diretor de inovação e tecnologia da Gafisa, faz coro: “É um rompimento com o imobilismo tecnológico da construção civil. Inclusive temos a perspectiva de que no futuro os benefícios em redução de custo e prazo sejam ainda maiores”.

Empresa do Grupo Merc, fundado em 1988 e pioneiro na distribuição de insumos para a construção civil, a Merc Kits surgiu em 2012 com o objetivo de aplicar no Brasil um conceito que já estava em uso na Europa e Estados Unidos. A princípio focada em kits hidráulicos, logo a oferta foi expandida para outros materiais. “Então, em 2014, a Gafisa surgiu com essa demanda de um Kit Full, que compreendesse todos os aspectos de um empreendimento pré-montados e testados”, explica Eduardo.

Além do ganho em qualidade, economia e velocidade com a instalação, o modelo também reduz a necessidade de estoque, já que os kits são entregues pela empresa conforme planejamento da obra, método conhecido como just in time. Ainda há a logística reversa por parte da Merc Kits ao retirar os materiais excedentes – como restos de embalagens – do carregamento anterior quando chega um novo.

“É uma sistematização muito eficiente da Merc Kits e um método infinitamente melhor, que inclusive facilita a construção em outras cidades e regiões mais distantes”, conta o diretor da Gafisa. Até agora, a metodologia de trabalho foi empregada em três prédios da construtora; o primeiro deles foi entregue em março, o segundo, em setembro e o terceiro continua em obras. Ao todo, os produtos da Merc Kits já foram utilizados em mais de 250 empreendimentos imobiliários. Para o ano que vem, a expectativa da empresa é aumentar o faturamento em 25%.

Para mais informações acesse: www.merckits.com.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.