Fundação SOS Mata Atlântica divulga projetos aprovados no edital de apoio a Unidades de Conservação Municipais

Edital que estimula fortalecimento da gestão ambiental nas cidades tem 24 propostas selecionadas, distribuídas em 11 dos 17 estados da Mata Atlântica.

 A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia nesta quarta-feira (15) os 24 projetos aprovados pelo edital para o apoio à criação e implementação de Unidades de Conservação (UCs) Municipais no país. O objetivo é estimular as cidades a fortalecerem a gestão ambiental de seus territórios, investindo no planejamento e na execução de medidas que assegurem proteção e uso sustentável do ambiente. A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da ONG e conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Bradesco Seguros e Repsol Sinopec Brasil.

Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, ressalta a importância do edital. “É um conjunto de projetos agregadores que contribuirão muito para fortalecer esses importantes mecanismos de conservação da biodiversidade local, reunindo poder público, instituições e pessoas para somar esforços voltados para as Unidades de Conservação e as políticas de proteção nos municípios da Mata Atlântica. Esta agenda é uma nova prioridade de atuação da Fundação”.

Erika Guimarães, coordenadora de Áreas Protegidas da ONG, lembra a importância das UCs municipais para o bem-estar da população: “Teremos novos parceiros para uma atuação mais integrada, buscando fortalecer essas áreas que oferecem serviços ambientais relevantes e melhoram a qualidade de vida de todos nós”.

O edital recebeu propostas em 4 linhas:

Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4
Criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) reconhecidas pela esfera municipal. Criação de UCs públicas de proteção e integral e uso sustentável na Mata Atlântica, e em ambientes costeiros e marinhos associados. Atividades que contribuam para a gestão/administração/operação de UCs públicas da Mata Atlântica, costeiras e marinhas. Projetos que contribuam para a implementação consolidação da UCs de proteção integral sustentável.

Dos 24 projetos aprovados na etapa final, 17 seguiram a linha 4, que trata de ações para a implementação efetiva de UCs municipais já criadas e foi a linha que recebeu mais propostas. No que diz repeito aos tipos de Unidades de Conservação contemplados, houve uma distribuição equilibrada entre UCs de proteção intregal (10) e uso sutentável (11),  e outras 3 propostas para estudos de criação de novas UCs.  

Mais detalhes dos projetos aprovados acesse em: https://www.sosma.org.br/projeto/ucs-municipais/

Sobre a SOS Mata Atlântica:  www.sosma.org.br.

 Sobre a Bradesco Cartões: : www.bradescocartoes.com.br.

 Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros – conglomerado segurador da Organização Bradesco – tem atuação multilinha em âmbito nacional. Com diversas ações voltadas para a sustentabilidade, o Grupo Segurador foi pioneiro, no mercado de Capitalização, no lançamento de títulos relacionados a projetos socioambientais. Lançado em 2004, o “Pé Quente Bradesco SOS Mata Atlântica” foi o primeiro fruto da parceria do Grupo Bradesco Seguros com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa pioneira destina parte dos recursos arrecadados com a venda dos títulos aos programas desenvolvidos pela Fundação para aceleração dos seus projetos de proteção, recuperação e reflorestamento da Mata Atlântica. Por meio dessa parceria, foi viabilizado o plantio de 24,5 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica.

Sobre a Repsol Sinopec Brasil

A Repsol Sinopec atua no Brasil desde 1997 e concentra suas atividades no setor de exploração e produção de petróleo, tendo sido responsável pela maior descoberta já feita no pré-sal da Bacia de Campos. O cuidado e a proteção do meio ambiente são compromissos essenciais para a Repsol Sinopec, cuja posição sobre a biodiversidade estabelece que sua atuação deve ser realizada tendo por premissas a prevenção e a minimização dos impactos negativos nas áreas próximas a todas as operações, especialmente em ambientes biologicamente diversos ou protegidos, a integração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos nos sistemas de gestão e a participação em projetos de investigação, conservação e educação ambiental. Orientada por essas premissas, a companhia mantém ao longo de 10 anos a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, apoiando programas para a proteção e sustentabilidade dos ambientes marinhos e costeiros, restauração florestal e educação ambiental, por meio dos programas Costa Atlântica, Florestas do Futuro e A Mata Atlântica é Aqui!. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação SOS Mata Atlântica

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *