Fraudes em leilão de imóveis online cresceram na pandemia – Veja como evitar

Outubro, 2020 – Comprar imóvel em leilão online tem sido uma alternativa prática e rentável para realizar o sonho da aquisição da casa própria e isso se intensificou durante a pandemia. Mas o número de fraudes em leilão de imóveis online também aumentou. Segundo o Sindicato dos Leiloeiros do estado de São Paulo, mais de 900 casos foram registrados no período de março a setembro.

A Mega Leilões, empresa que realiza leilões de imóveis judiciais e extrajudiciais há mais de 10 anos, recebeu notificações de possíveis fraudes a seu site. “ Uma empresa denominada Mega Auto Leilões utiliza parte do nosso domínio e nosso logotipo para realizar golpes e fraudes aos usuários. Eles criam outros domínios parecidos com o nosso, clonam parte da estrutura do site e atraem visitantes se passando por nós. Só no último mês, fomos notificados cinco vezes por conta de ações como essa”, conta Renata Cristina, gerente de marketing da companhia.

Divulgação

Para o especialista em direito imobiliário e consultor da Faber Magna Investments, Robert Furden Jr, isso é comum acontecer entre os compradores que não estão habituados com leilão online e que cuidados precisam ser tomados antes de realizar a compra. “Geralmente cai em golpes e fraudes quem não possui muita experiência. Dessa forma, um dos cuidados a ser tomado é pedir orientação a advogados e especialistas em leilão. Eles possuem uma lista de todos os leiloeiros habilitados e acesso aos cadastros nos órgãos fiscalizadores” explica ele, que já evitou que mais de 15 compradores sofressem golpes e fraudes na aquisição de imóvel em leilão online.

Como evitar fraudes em leilões de imóveis online

Pensando em amenizar situações fraudulentas, a Mega Leilões está promovendo uma série de ações de marketing em seus canais de comunicação para orientar compradores sobre como evitar fraudes e golpes na compra de imóvel em leilão online. As dicas foram elaboradas por Fernando Cerello, leiloeiro oficial da empresa:

– Veja se o site em que o leilão está sendo realizado faz parte das leiloeiras cadastradas no Tribunal de Justiça (TJ) ou na junta comercial;

– Verifique se o domínio do site corresponde ao oficial divulgado pela leiloeira no Tribunal de Justiça;

– As URLS das leiloeiras no Brasil terminam em “.com.br”, certifique-se de que a URL do leilão online escolhido termine dessa forma;

– Pesquise sobre a leiloeira nas redes sociais, veja se possui depoimentos de clientes e  se existe algum streaming já realizado com o leiloeiro anteriormente;

– Veja se o site possui imagens e o endereço do imóvel;

– Entre em contato no telefone oficial da leiloeira para se certificar da veracidade do leilão;

– Fique atento ao conteúdo da página, se tiver muitos erros de português, desconfie;

– Só efetive o pagamento do lance se o boleto ou cobrança estiver emitido em nome da leiloeira e se atente ao número exato do CNPJ.

Acesse: www.megaleiloes.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *