Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas começa hoje no Rio

Experiências e oportunidades de investimentos nos Estados serão apresentadas no Fórum Internacional PPP

Evento promovido pela Rede PPP e a LSE Enterprise discute o cenário das parcerias público-privadas no país. Abertura acontece nesta quarta, 14 horas, no Museu do Amanhã com a conferência sobre o panorama da  infraestrutura no Brasil.

vlt-rio-branco-ok
Arquivo JCC : Obras VLT – Rio

O Rio de Janeiro sedia até esta quinta (17), o I Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas (PPP), no Museu do Amanhã. Promovido pela Rede Intergovernamental para Desenvolvimento das Parcerias Público-Privada – RedePPP e a LSE Enterprise, o braço de educação executiva, consultoria e pesquisa aplicada da London School of Economics and Political Science (LSE), o evento tem abertura oficial às 14 horas desta quarta-feira, com a participação da assessora da Secretaria para Articulação de Políticas de Investimento da Secretaria Executiva do Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal, Vanialucia Lins Souto, que apresenta o painel “O panorama da infraestrutura no Brasil e a adoção do modelo de PPP como solução”.

Com o apoio institucional da Embaixada Britânica no Brasil, do Escritório de Projetos das Nações Unidas no Brasil (UNOPS) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Fórum reúne profissionais e especialistas envolvidos no desenvolvimento de projetos da modalidade de parceria público-privado no país. Para o coordenador nacional da RedePPP e chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP do Estado da Bahia, vinculada à Sefaz-BA, Rogério Princhak, o fórum traz uma ampla discussão sobre o tema nos aspectos político, jurídico e de mercado em um momento importante para o Brasil. Princhak destaca o papel da RedePPP em apoiar iniciativas de formação e difusão de conhecimento na área. “Visamos contribuir especialmente na preparação de gestores públicos para realizarem projetos bem fundamentados sob o ponto de vista de boas práticas de gestão, de conduta, execução e operacionalização”, completa.

Para Carlos Nascimento, da LSE Enterprise, o evento é uma excelente oportunidade para adquirir mais conhecimento, estabelecer novos contatos institucionais e comerciais e, sobretudo, ajudar a desenvolver o mercado brasileiro de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. “O Fórum reúne especialistas e participantes de alta qualidade, consubstanciando-se em um novo marco na realização de eventos do mercado de infraestrutura”, ressalta.

Programação

Entre os casos de sucesso no país, está o “Porto Maravilha: A maior PPP da América Latina”, que será apresentado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária, Alberto Silva. Ainda no primeiro dia, acontecerá o painel voltado para os municípios, “As PPPs Municipais: desafios e prognóstico”, que contará com os advogados Fernando Vernalha e Frederico Bopp Dieterich como debatedores, com a mediação do Procurador Geral da Bahia, Paulo Moreno.

Com inscrições quase esgotadas, o evento realiza na sua programação, duas sessões de road show com representantes da Bahia, Mato Grosso, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro que apresentarão projetos e oportunidades de investimentos nos seus Estados. Para a secretária-executiva nacional da RedePPP, Priscila Romano Pinheiro, é importante destacar os casos de sucesso no Brasil e também os projetos em andamento. “É um momento especial dentro do Fórum, pois abrimos um espaço para apresentarmos os projetos para possíveis investidores”, conclui.

Na manhã da quinta-feira, o painel “Inovação Disruptiva e o Impacto na Infraestrutura” será apresentado pelo Guilherme Horn, Diretor Executivo de Inovação da Accenture. Em seguida, para falar sobre a experiência do Reino Unido, considerado o berço das PPPs no mundo, a programação contará com a participação do diretor acadêmico e consultor sênior de planejamento da LSE Enterprise, Julius Sen. O painel “Lições aprendidas com PPP/PFIs no Reino Unido e internacionalmente: relevância para o Brasil” terá tradução simultânea.

A programação da tarde do segundo dia será iniciada com o painel “Análise e Precificação de Riscos”, com o economista Gabriel Galípolo e a subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Karla Bertocco. Logo depois, acontece a discussão sobre “Arbitragem e Litígio nos Contratos de Concessão”, com especialistas Maurício Portugal Ribeiro e Mário Engler, coordenador do Mestrado Profissional do Curso de Direito da Fundaçäo  Getúlio Vargas, em Säo Paulo.

O Fórum ainda debaterá a visão integrada em estruturação de projetos de PPP: a experiência do BID, com as presenças de Maria Stella Lopes Okajima Conselvan, Diretora-presidente MTPar, Fernando Camacho, Chefe de Departamento na Área de Estruturação de Projetos – BNDES e Pablo Pereira dos Santos, Gerente do Setor de Infraestrutura e Meio Ambiente – BID.

Finalizando a programação do I Fórum Internacional PPP, será realizado o painel “Estratégias para Estruturação de Projetos – FEP Projetos”, com Maria Eduarda Gouvêa Berto, diretora da EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos, Fernando Camacho, chefe de Departamento na Área de Estruturação de Projetos – BNDES e David Melo, do UNOPS. O evento conta com o patrocínio do Museu do Amanhã, CDURP – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária, Accenture, Azevedo Sette Advogados, Deloitte e os apoios da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da PPP Connect e Um Brasil.

RedePPP

A Rede Intergovernamental para Desenvolvimento das Parcerias Público-Privada tem por finalidade promover ações necessárias à elaboração de políticas, fixação de diretrizes e harmonização de procedimentos e normas relacionadas às parcerias público-privadas, bem como promover a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação. Com mais de 50 membros, a RedePPP reúne estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento e é coordenada nacionalmente pela Secretaria de PPP da Bahia. 

Serviço

Fórum Internacional PPP

16 e 17/11/2016

Quarta, das 14 às 18 horas

Quinta, das 9 às 18 horas

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Inscrições encerradas

Informações: www.foruminternacionalppp.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *