Fórum do Desenvolvimento debate as perspectivas para economia brasileira nesta sexta (02/12) no BNDES

 

A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) realiza nesta sexta-feira (02/12) o Fórum do Desenvolvimento, a partir das 9 horas no prédio do BNDES, Rio de Janeiro.

O evento conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reunirá especialistas em economia brasileira, contas públicas, sistema financeiro e setor produtivo em debate sobre condições para a retomada do crescimento e atribuições do Sistema Nacional de Fomento nesse processo.

Rumos da economia, atribuições do sistema financeiro e papel do Sistema Nacional de Fomento na retomada são os principais temas do encontro organizado pela ABDE

Encontro de especialistas ocorre em conjuntura marcada por recessão, crise política persistente e redução dos juros

Fazem parte do Sistema Nacional de Fomento os bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep.

Contexto nacional e global – O Fórum do Desenvolvimento será realizado em uma conjuntura desafiadora, caracterizada por dois anos de recessão combinada com crise política persistente e reorganização das contas públicas.

Os especialistas debaterão os rumos da economia em meio ao recente do ciclo de redução de juros pelo Banco Central e dificuldade de ampliação dos investimentos.

Considerando o cenário internacional, o evento será realizado sob o novo contexto global da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, com implicações para a economia mundial, países emergentes e Brasil.

Especialista internacional – Um dos debatedores do Fórum do Desenvolvimento será o economista Jan Kregel, diretor de pesquisa do Levy Economics Institute, especialista em política monetária e política econômica.

Em 2009, em meio à crise financeira mundial, Kregel atuou como relator do presidente da comissão da Assembleia Geral da ONU na elaboração da reforma do sistema financeiro internacional. No fórum ele participará do painel “Sistemas financeiros e o processo de desenvolvimento”.

Entre os participantes do evento estão o professor de economia da PUC e presidente do Instituto Jardim Botânico, Sérgio Besserman, o diretor do BNDES, Ricardo Ramos, o professor da FGV-SP, Nelson Marconi, o professor da Hobart and William Smith College, Felipe Rezende, o pesquisador do Ibre-FGV, José Roberto Afonso, o diretor-superintende do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez e o vice-presidente da ABDE, Marco Crocco.

O presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos, fará a abertura do evento.

Prêmio ABDE-BID de Monografia – O Fórum do Desenvolvimento será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio ABDE-BID de Monografia e divulgação dos vencedores.

Em sua terceira edição, o prêmio incentiva a formulação de trabalhos acadêmicos dedicados ao tema do desenvolvimento, em especial sobre as atribuições do Sistema Nacional de Fomento nos ciclos de crescimento da economia.

O objetivo é estimular a análise sobre a melhora e a importância do fomento produtivo e sua eficácia no desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *