Foco nelas: como o empoderamento e a sororidade ajudam meninas a terem novos planos

Projeto investe em mentoria e conteúdos digitais para quebrar ciclos de estereótipos sociais e promover atitudes colaborativas

Março de 2018 – Amanda Guimarães tem 17 anos e mora no Capão Redondo, em São Paulo. Após participar da primeira turma do Plano de Menina em 2016, começou a trabalhar como Jovem Aprendiz de uma empresa global. Atualmente, é monitora mirim do projeto e o próximo passo é entrar na faculdade de Relações Públicas. Assim como ela, 150 meninas das comunidades do Campo Limpo, Capão Redondo e Pirituba, que se formaram esta semana na segunda turma do Plano de Menina, estão tendo suas realidades transformadas.

MULHERES
Amanda Guimarães, mentora mirim do Plano de Menina em 2017

Multiplicar histórias como a de Amanda é a base de atuação do Plano de Menina, que realiza encontros semanais com mentoras de diversas expertises em comunidades para debater temas como autoaceitação e sororidade – palavra que significa empatia e a colaboração entre as mulheres. “Muitas meninas acreditam que não têm condições de sonhar e ter planos, mas quando percebem suas potências e as desenvolvem se tornam encorajadas a escrever uma história de protagonismo em suas vidas e de suas famílias”, afirma Viviane Duarte, criadora do projeto.

No ano passado, o Plano de Menina em cocriação com Seda lançou a plataforma digital Plano de Menina #JuntasArrasamos, que além de funcionar como uma cartilha digital para as disciplinas e workshops presenciais tem como objetivo expandir o projeto físico e alcançar meninas de todo Brasil. “Seda assumiu como missão social criar um ciclo de sororidade, por isso a importância de conectarmos estas meninas com outras mulheres dispostas a trocarem experiências”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing de Seda.

Mais de 15 milhões de meninas foram impactadas pelos conteúdos do plano de sororidade #JuntasArrasamos, gerando em torno de 29 milhões visualizações. No site www.planodemenina.com.br estão disponíveis vídeo-aulas sobre liderança, finanças, direito, saúde, além de reflexões sobre autoestima, cultura do estupro e relacionamento abusivo. “São temas que muitas vezes nunca foram abordados com elas em casa ou na escola e trazê-los de uma forma amigável num formato de papo reto atrai a atenção delas”, conta Viviane. Para este ano, além da formação da terceira turma do Plano de Menina, estão previstas novas ações em parceria com Seda para promover e ativar a plataforma online.

Sobre Plano de Menina #JuntasArrasamos

O Plano de Menina é um projeto social idealizado pela jornalista Viviane Duarte e acontece todos os sábados em diversas comunidades da cidade de São Paulo, por meio de workshops sobre autoestima, liderança, moda criativa e outros temas que são ministrados por mentoras voluntárias de diversas áreas do conhecimento. Em 2017, o Plano de Menina lançou a plataforma digital www.planodemenina.com.br, cocriado com a marca Seda. O site conta com vídeos com temas sobre gênero, raça, liderança, autoestima e entre outros temas relevantes para as jovens. O objetivo da plataforma Plano de Menina #JuntasArrasamos é alcançar as meninas de todo Brasil, com conteúdo de relevância, que ajude as meninas a descobrirem todo seu potencial e serem protagonistas de suas histórias.

Para mais informações, acesse www.planodemenina.com.br ou Facebook.com/SedaBrasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *