Firjan SENAI abre inscrições para 241 cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional em todo o estado do Rio

Março, 2022 – A hora é essa! A Firjan SENAI está ofertando cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional voltados para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou precisa se atualizar para se manter empregado ou empreender. As opções são muitas: 241 cursos com inscrições abertas, em 22 unidades do estado do Rio, com 4.225 vagas.

 “A Firjan SENAI tem um portfólio de cursos variados, atendendo à indústria e ao trabalhador, pensando nas pessoas que precisam de qualificação para entrar ou se manter no mercado, com cursos de empregabilidade verificada acima de 80%. Para o trabalhador que já possui uma profissão e quer se aperfeiçoar ou se atualizar é uma excelente alternativa. A Firjan SENAI atende a essa demanda de maneira bastante ampla”, garante Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.

Os cursos de aperfeiçoamento são de curta duração e têm o objetivo de atualizar ou ampliar conhecimentos, tão importante para os profissionais empregados e para os que buscam se recolocar no mercado. “Eles representam 90% da oferta que estamos disponibilizando a partir de março. Quase todos são presenciais, mas pensando em atender todos os públicos, também teremos a oferta de alguns títulos em EAD (ensino à distância), explica Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

E para aqueles que buscam uma profissão, a Firjan SENAI oferta diversos cursos de qualificação profissional. “Com carga horária média de 200 horas, os cursos visam oferecer uma formação mais completa, ampliando as oportunidades de trabalho e renda dos alunos. Com o arrefecimento da pandemia e a tendência de melhoria do mercado de trabalho, agora é a hora de se preparar para as possíveis oportunidades”, acrescenta Melo.

Cursos em 17 segmentos

Os cursos são oferecidos em 17 segmentos: Alimentos e Bebidas; Audiovisual; Automação; Automotiva; Construção Civil; Eletroeletrônica; Gestão; Gráfica e Mídias Impressas e Digitais; Logística; Metalmecânica; Petróleo e Gás; Química; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; TI – Software; e Vestuário. “Aqueles voltados para as novas tecnologias são mais intensos e têm o valor em função disso. O que é preciso olhar é o custo-benefício dos nossos cursos”, explica Caetano, que também é presidente da Firjan Leste Fluminense.

A Firjan SENAI conta com unidades e centros que simulam ambientes reais de produção, com equipamentos e instrumentos atualizados e que permitem a efetiva aprendizagem, alinhada às demandas do mercado. Alguns cursos já estão com inscrições abertas. Outros abrem em abril e maio. As inscrições para os presenciais são feitas nas unidades; e na modalidade EaD, no site.

Conheça os cursos disponíveis e matricule-se: https://firjansenai.com.br/cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *