Festival Varilux de Cinema Francês 2022: Pierre Niney, Emmanuelle Bercot e Gilles Lellouche em thriller com denúncia ambiental

Uma professora de esportes, um advogado ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento. Essa é a premissa de “Golias“, novo filme de Frédéric Tellier, com distribuição da Bonfilm, que estreia nos cinemas brasileiros através do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em todo o país entre os dias 21 de junho a 6 de julho.

Visto por cerca de 700 mil espectadores na França, o longa-metragem tem no elenco nomes já conhecidos do público do festival: o ator Pierre Niney – premiado com César de melhor ator por “Yves Saint Laurent”, e ainda de “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”; a atriz e diretora Emmanuelle Bercot, de “Enquanto Vivo”, “Meu Rei” e “De Cabeça Erguida” e diretor e ator Gilles Lellouche, de “Rock’n Roll: Por Trás da Fama”, “Um Banho de Vida”, “Até a Eternidade” e “Assim é a Vida”.

Confira o trailer 

France, a professora (Bercot), se tornou ativista ambiental após o marido desenvolver um câncer pela exposição a pesticidas. Patrick (Lellouche) é um advogado engajado e teimoso, que defende agricultores contra o lobby das empresas químicas. Mathias (Niney) é um lobista frio e brilhante, que atua em favor dos interesses de uma grande companhia de agroquímicos. O encontro deles se dará por questões ambientais, financeiras e políticas que se correlacionam.

Apesar de ficção, Golias discute temas atuais como o uso de alimentos geneticamente modificados, a indústria de agrotóxicos e pesticidas, o poder político e o lobby dos gigantes do agronegócio. A trama é inspirada no escândalo da Monsanto Papers – que expôs o perigo dos agroquímicos produzidos pela multinacional Monsanto Company – e denuncia uma série de práticas questionáveis dentro desse universo.

A edição

A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil, traz uma programação variada com obras integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros estão comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, um clássico será homenageado e uma produção fará alusão aos 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière.

A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, uma masterclass e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.

A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site https://variluxcinefrances.com/ Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Use a hashtag: #FestivalVarilux

Twitter: @variluxcinefr

Fonte: Festival Varilux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *