Festival LivMundi promoverá ações gratuitas de sustentabilidade

Programação gratuita oferecerá aulas, palestras e oficinas aos cariocas

casa-i-jpg-ok

Rio – Nos dias 8 e 9 de outubro, a Gávea e o Jardim Botânico serão palco de uma intensa e variada programação de atividades gratuitas sobre sustentabilidade. Palestras, oficinas de culinária, aulas de yoga, feira de orgânicos e produtores locais, e atividades para crianças estão na agenda do LivMundi, evento que tem como proposta estimular uma vida mais saudável e sustentável através de medidas simples.

O LivMundi, idealizado por Luciane Coutinho, sócia da MashUp, será marcado pelo encontro de mentes e organizações de destaque no setor.

casa-ii-jpg-blz-ok

Grandes profissionais, que atuam de forma separada em suas áreas, estarão reunidos, pela primeira vez, para falar sobre sustentabilidade com uma abordagem multidisciplinar. Para abrir o ciclo de palestras – dia 08h, às 10h, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico – o convidado é o economista Sergio Besserman. Nomes como Marcelo Motta, Daniel Becker, Regina Tchelly e André Carvalhal também estão entre os convidados palestrantes. Dia 09, às 16:30h, Eduarda de LaRoque encerra o evento com a sua palestra no Teatro Tom Jobim.

 

arvores-ii

Na Praça Santos Dumont, estarão reunidos produtos locais da feira gastronômica Junta Local e do Circuito de Feiras Orgânicas. Para as crianças, atividade sensorial e oficina de horta caseira oferecida pelo Instituto Moleque Mateiro. No Jardim Botânico, a convidada Regina Tchely, da Favela Orgânica, vai participar ensinando o público a preparar receitas utilizando as partes normalmente descartadas dos alimentos como, por exemplo, a casca de abacaxi e a folha de brócolis.

Outro destaque da agenda do LivMundi é a programação de aulas gratuitas no espaço Nirvana, na Gávea. Serão oferecidas diversas aulas, como ashtanga, vinyasa, pilates solo e meditação (com vagas limitadas e inscrições através do site do evento).

“Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que podemos viver melhor, individualmente e em comunidade, com os recursos que já existem. Além de criar um espaço para que sejam apresentadas novas ideias e alternativas para uma sociedade mais sustentável”, explica Luciane, coordenadora do projeto e diretora da MashUp. A expectativa é que o evento passe a fazer parte do calendário oficial da Cidade.

Durante o evento, os locais onde vão acontecer as atividades do LivMundi serão interligados e sinalizados, considerando como ponto de referência o Jardim Botânico, chamado de espaço Organismo Vivo. A ideia é incentivar a mobilidade para que o público percorra o festival sem a necessidade do uso de veículos poluentes.

O LivMundi conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Programação 

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

ENTRADA JARDIM BOTÂNICO

CIRCUITO DE ARTES E DESIGN PUC-RIO: Exposição de projetos desenvolvidos por alunos do Departamento de Artes e Design da PUC-RIO (dias 8 e 9 de outubro – das 10 às 18h).

SÁBADO – DIA 08 DE OUTUBRO:

DEBATES NO TEATRO TOM JOBIM

– ABERTURA às 10:00h com palestra de Sergio Besserman.

– DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Serão discutidos temas como o que é ser “sustentável” para governos, cidades e pessoas e o como o aquecimento global impacta a nossa rotina de vida.  Dia 08 com início às 11h30.

– Roberto Vámos;

– Carlos Walter;

– Claudisson Rodrigues.

– INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Vamos destacar o papel fundamental das inovações, das novas tecnologias e de jovens empreendedores na transição para uma vida mais sustentável.  Dia 08 com início às 15h.

– Marcos Cohen;

– Tomás de Lara.

– ECONOMIA CIRCULAR: Discutiremos como o design pode contribuir na redução de lixo e como uma pessoa ou empresa podem ajudar a reduzir, ou até eliminar, a produção de resíduos. Dia 08 com início às 16h30.

– Bruno Temer;

– Pólita Gonçalves;

– Claudio Bastos.

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

Associação dos amigos do JB

– Troca – Troca de brinquedos – Instituto Alana – 9h30 às 11h30.

– Oficina de papelaria artesanal – Schopf Papier – 11h30 às 13h.

– Oficina de Bambu – Vicente Barros – 15h30 às 17h45.

*Espaço AR – Atrações:

– YVENGAR INTERMEDIÁRIO: Desenvolver a consciência das diferentes partes do corpo e de melhorar o fluxo de energia através do alinhamento (08 de outubro, das 09:30h às 10:45h);

– ASHTANGA BÁSICO: Você irá aprender a sincronizar o movimento seguido da respiração para realizar as posturas fundamentais (08 de outubro, das 10:45h às 12:45h);

– MEDITAÇÃO BÁSICO: Meditar é eliminar o estresse, equilibrar as emoções e promover a paz interior. Teremos um guia para te orientar (08 de outubro, das 12:45h às 13:35h).

– NIRVANA FIT BÁSICO: Venha suar a camisa no exercício aeróbico que mistura HIIT com um treinamento funcional para trabalhar todo o corpo (08 de outubro, das 13:45h às 14:15h);

– HATHA YOGA INTERMEDIÁRIO: Com foco na saúde e no corpo, é adaptável a qualquer pessoa e idade, é fácil de praticar e você vai adorar! (08 de outubro, das 14:15h às 15:30h);

– PILATES SOLO BÁSICO: Você já conhece o pilates solo? Através de movimentos e exercícios, desenvolve o condicionamento físico e mental (08 de outubro, das 15:30h às 16:30h);

– POWER YOGA INTERMEDIÁRIO: Conquiste ganhos físicos, como tônus muscular, a curto prazo! Trabalhe a força em momentos de meditação dinâmica (08 de outubro, das 16:30h às 17:45h);

– VINYASA INTERMEDIÁRIO: Espécie de “meditação” em movimento, que alinha a respiração, corpo e mente, em um sequencia fluida (08 de outubro, das 17:45h às 19:00h);

 *Espaço TERRA – Atrações:

– ATIVIDADE SENSORIAL: Vamos usar os sentidos para descobrir e refletir sobre a alimentação saudável junto ao Instituto Moleque Mateiro (dia 08 de outubro, das 09:00h às 19:00h);

– FEIRA LIVMUNDI: Pela primeira vez reunidas em uma grande feira, a Junta Local e a Essência Vital, do Circuito de Feiras Orgânicas (dia 08 de outubro, das 09:00h às 18:00h);

– HORTA CASEIRA: Venha aprender com o Instituto Moleque Mateiro, a montar a sua horta em casa. Levante as mangas e vamos plantar! (dia 08 de outubro, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h, no Gazebo Caminho Aéreo. 

* Espaço Fogo – Laje:

Bootcamp – problemas urbanos Design Thinking com Clarissa Biolchini – 9h às 19h.

DOMINGO – DIA 09 DE OUTUBRO:

DEBATES NO TEATRO TOM JOBIM

– INFÂNCIA: Os palestrantes discutirão nesse módulo os benefícios para a infância de uma vida mais próxima à natureza e o que podemos fazer para os nossos filhos adotarem um estilo de vida mais sustentável. Dia 09 com início às 10h.

– Daniel Becker;

–  Lais Fleury;

– Eduardo Oliveira.

ALIMENTAÇÃO: Este painel irá abordar como a nossa forma de se alimentar se conecta com a nossa identidade e com a economia, com foco no consumo de alimentos saudáveis no ambiente urbano. Dia 09 com início às 11h30.

– Denise Amador;

– Lia Osório;

– Regina Tchelly.

– ECONOMIA COLABORATIVA E CONSUMO: Este encontro revelará o que é e como um dos maiores fenômenos deste século, a economia colaborativa, desafia a lógica do consumo e da acumulação. Dia 09 com início às 15h.

– Ana Lavaquial;

– André Carvalhal;

– Murilo Farah.

 – CIDADES: Neste módulo será tratado a importância das áreas de proteção no Rio de Janeiro para nosso bem-estar, o que é uma “cidade inteligente”, e o que sustentabilidade tem a ver com desigualdade. Dia 09 às 16h30.

– João Luis Figueiredo;

– Sonia Peixoto;

– Clarisse Linke.

– ENCERRAMENTO às 18h com palestra de Eduarda Roque

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

Associação dos amigos do JB

– Oficina de Tapioca para crianças – Instituto Maniva – 9h30 às 11h30.

– Oficina de costura High Tech: criando Wearables – Olabi – 11h30 às 15h.

– Oficina de reaproveitamento de alimentos – Favela Orgânica – 15h30 às 18h.

*Espaço AR – Atrações:

– MEDITAÇÃO BÁSICO: Meditar é eliminar o estresse, equilibrar as emoções e promover a paz interior. Teremos um guia para te orientar (09 de outubro, das 12:00h às 13:30h);

– PALESTRA – A FILOSOFIA DO YOGA (09 de outubro, das 14h às 15.30h);

– PALESTRA THE SCHOOL OF LIFE – Daniel Barros: (09 de outubro, das 15:30h às 17:00h);

– RESTAURATIVA BÁSICO: Para um bem estar, nada melhor do que um relaxamento profundo do corpo físico e sutil. Se revigore! (09 de outubro, das 17:00h às 18:30h).

*Espaço TERRA – Atrações:

– ATIVIDADE SENSORIAL: Vamos usar os sentidos para descobrir e refletir sobre a alimentação saudável junto ao Instituto Moleque Mateiro (dia 09 de outubro, das 09:00h às 19:00h);

– FEIRA LIVMUNDI: Pela primeira vez reunidas em uma grande feira, a Junta Local e a Essência Vital, do Circuito de Feiras Orgânicas (dia 09 de outubro, das 09:00h às 18:00h);

– HORTA CASEIRA: Venha aprender com o Instituto Moleque Mateiro, a montar a sua horta em casa. Levante as mangas e vamos plantar! (dia 09 de outubro, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h, no Gazebo Caminho Aéreo. 

Site: www.livmundi.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *