FEICON apresenta soluções para construção com menor impacto ambiental em sua “ROTA DA SUSTENTABILIDADE”

Março de 2022 A importância da relação entre a construção civil e as iniciativas sustentáveis será um dos principais temas/atrações que os visitantes poderão conferir da FEICON 2022. Isso porque a edição, que acontecerá entre os dias 29 de março e 01 de abril, no São Paulo Expo, contará, entre outras atrações, com a ROTA DA SUSTENTABILIDADE, um projeto da Inovatech Engenharia em parceria com a RX (Reed Exhibitions) e apoio da Fundação Vanzolini, para facilitar o acesso do público às soluções de construção com menor impacto ambiental.

“A ROTA DA SUSTENTABILIDADE é uma maneira de impulsionar toda a cadeia produtiva do setor a tornar as construções mais eficientes, confortáveis e com o menor impacto ambiental possível. Ela foi pensada como um roteiro especial formado a partir de um grupo de empresas que se inscreveram voluntariamente para participar da iniciativa”, diz o diretor da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira.

A ação traz algumas vantagens para os expositores participantes, entre elas : a avaliação de sustentabilidade gratuita,  com emissão de documento em reconhecimento ao trabalho, que reforça um diferencial de mercado e que poderá ser usado em ações de divulgação para maior visibilidade na feira, uma vez que as marcas que compõem a rota serão identificadas; e maior credibilidade com os visitantes,  já que o público que poderá fechar negócios com quem foi além das autodeclarações de sustentabilidade e se dispôs a ser avaliado.

“Nós entendemos que é necessário engajar os fabricantes e promover a união com os outros atores do setor (arquitetos, engenheiros, especificadores, construtoras etc.) para que as iniciativas ESG possam gerar resultados concretos e transformadores na nossa sociedade”, comenta Ferreira.

A organização informa que as empresas interessadas em participar, ainda podem fazer inscrição. O processo de avaliação envolve 24 critérios, divididos em três eixos: fabricação, obra e produto aplicado.  Para aprovação, será necessário pontuar em, pelo menos, 8 critérios. “Cada concorrente define em qual ou quais eixos quer ser avaliado. Esta verificação das autodeclarações é realizada pela Fundação Vanzolini, uma entidade isenta ligada à USP, que dá mais credibilidade à Rota da Sustentabilidade”, finaliza o diretor.

 Sustentabilidade na construção

A preocupação com materiais e iniciativas que protejam o meio ambiente, está cada vez mais presente no setor de construção civil. Garantir e realizar processos de sustentabilidade tem se mostrado um diferencial para as empresas.

A PHD em Engenharia Civil, professora universitária, consultora em materiais de construção, produtora de conteúdo oficial e embaixadora da FEICON 2022, Izabella Valadão, acredita que o uso desse tipo de produto traz benefícios tanto para os consumidores, quanto para os fornecedores. “São inúmeros benefícios, se você parar para pensar. Além de auxiliar na diminuição do impacto do setor ao meio ambiente e na equidade social, muitos deles economizam etapas de obras, e com isso, custos e tempo também”, afirma.

Em uma pesquisa de 2015, realizada pela consultoria PwC para identificar os países que possuíam maior número de consumidores preocupados em adquirir produtos e serviços de empresas que atuassem com o desenvolvimento sustentável, o Brasil foi apontado em primeiro lugar.

Pensando nesse cuidado, o respeito com o meio ambiente no âmbito da construção civil garante a redução do consumo de energia durante a fase de obras, o aumento do aproveitamento de recursos, a diminuição do uso de matéria-prima, como, por exemplo, trocar o aço por concreto leve, e o aumento da produtividade.

“É importante continuarmos atentos às novidades em materiais para ajudar nesse processo de criar uma empresa mais sustentável. Como exemplo, o steel frame ainda crescerá bastante, a madeira laminada, que é mais recente, também. Além disso, à automação, que vem ajudando muito na redução do consumo de energia”, finaliza.

Iza Valadão falará mais sobre esse tema durante a programação de conteúdo da FEICON, mas adiantou alguns pontos também no artigo publicado no blog da marca.

Para os interessados em visitar a feira, o credenciamento pode ser realizado gratuitamente pelo site https://www.feicon.com.br/pt-br/credenciamento.html.

 Serviço:

FEICON – 26ª EDIÇÃO – ROTA DA SUSTENTABILIDADE

Data: 29 de Março a 1º de Abril de 2022
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *