Fazenda Contemporânea, mas sem perder sua essência

O projeto de imóvel rural com 430 m² de área construída trouxe para  arquiteta Tayná Gonçalves alguns desafios interessantes, como trazer atemporalidade sem abrir mão do aconchego e acolhimento típicos do meio rural e também a interatividade com a natureza exuberante do local

Julho, 2017 – Oferecer contemporaneidade, mas sem perder a essência rural. Esse foi o desafio que a arquiteta goiana Tayná Gonçalves teve pela frente em um de seus mais recentes projetos Casa Fazenda Arruda, localizada no município de São Luís de montes Belos – Goiás. Ela assina, além do planejamento arquitetônico da casa de 430m², a decoração do espaço.

Projeto Casa Fazenda Arruda. Foto: Ricardo Lima

O ambiente rural, por estar mais perto da natureza,  por si só já é um importante elemento estético e paisagístico. Por isso a proposta de Tayná no projeto foi ressaltar esse aspecto e também o clima aconchego e de acolhimento característico de uma casa na fazenda, mas trazendo para a decoração dos ambientes uma visão mais moderna e até mesmo atemporal.  Para a arquiteta o interessante um projeto tão grandioso como esse é  a liberdade de criar, isso, unido a paisagem que era maravilhosa tornou o trabalho, segundo ela, ainda mais interessante. “Apesar de cada ambiente ter sua característica, a integração entre eles ficou muito bacana. Isso porque todos podem estar reunidos e conversando, sempre juntos, com isso proporcionando ainda mais integração à família” afirma.

A arquiteta explica que apesar da contemporaneidade presente em elementos como no mobiliário e itens que incorporassem mais sofisticação, como nas texturas dos tecidos e nos móveis mais modernos. Ela também buscou para o projeto referências dos antigos casarões. “Quis voltar ao passado das grandes casas de fazenda, com arcos, casa avarandada, abraçando toda sua arquitetura pela varanda, permitindo sombra e ar fresco o dia todo”, afirma.

Outro desafio no projeto assinado por  Tayná Gonçalves foi encontrar a forma  mais interessante para que os ocupantes da casa pudesse contemplar a exuberante natureza do local. A arquiteta conta que, para isso,  fez um estudo de campo junto com os proprietários, para definir a melhor vista da fazenda e de sua grande criação de gado Puro de Origem (PO). “Sendo assim, escolhemos a parte mais alta que era mais plana, apesar da região ser rodeada por grandes montes de vegetação”, explica.

Como toda boa fazenda, esse tipo de espaço é sempre palco de encontros entre familiares e amigos. Portanto,  as acomodações para os visitantes era uma preocupação dos proprietários do imóvel.

A proposta da arquiteta foi a construção de quatro quartos com suítes, sendo dois para visitantes, um feito especialmente para as crianças, e a suíte do casal. “Os outros ambientes também são amplos e casam com a proposta. A sala faz integração com a de jantar, de TV e a varanda, que por sua vez integra com a cozinha gourmet da fazenda”, conta.

Mais do que moderno, o projeto deveria ser atemporal não só na decoração, mas também na sua durabilidade, por isso as escolhas feitas por Tayná desde a estrutura até o acabamento foram muito bem planejadas.

“A proposta era manter a cara de casa da fazenda, mas com aspecto chique e casual, usamos acabamentos de fácil limpeza, e de grande durabilidade”, ressalta. Entre elementos

As esquadrias feitas na madeira de ipê, que além de ser uma madeira bonita, é mais resistente ao tempo, assim como a porta da frente pivotante, banheiros e outras áreas molhadas, como varanda e cozinha, receberam porcelanato bege não polido para facilitar a manutenção e limpeza. O piso da sala e quartos são na madeira jatobá, que traz um tom bege claro. “Além de ser ecologicamente correto, por se tratar de uma madeira de reflorestamento também é de fácil aplicação e manutenção”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *