Especialistas apontam necessidade de melhorias de gestão em obras

Janeiro, 2022 – A indústria da construção civil, de extrema importância para a economia de qualquer país, consome grande parte dos recursos naturais do planeta e também gera uma quantidade enorme de resíduos. Considerando essa realidade, especialistas têm apontado a necessidade de melhorias de gestão na cadeia produtiva do setor. Dentre os desafios, estão aprimorar o nível de precisão dos orçamentos, otimizar o uso de recursos, reciclar os resíduos e controlar a produtividade da mão de obra.

Porém, de acordo o professor Itamar Lorenzon, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), poucos profissionais estão preparados para lidar com essas mudanças e todos os níveis de planejamento de uma obra. “Apesar de ser um conteúdo obrigatório para os cursos na área de Construção Civil, a maioria deles não oferece informações sobre os níveis de planejamento, nem aulas práticas com programas gerenciadores de projetos”, afirma o docente.

Segundo Lorenzon, o controle da produção – saber se a obra está no ritmo esperado, se os recursos estão sendo otimizados, se a mão de obra tem uma produtividade adequada – é um dos aspectos menos trabalhados nos cursos de graduação da área. “O controle é fundamental para quem quer fazer uma gestão plena. Com a medição do desempenho, você consegue estabelecer metas e objetivos a serem atingidos, comparar com obras de referência e economizar recursos”, aponta o professor da UFSCar.

Também de acordo com ele, a gestão da qualidade é uma estratégia antiga, utilizada por várias indústrias, mas ainda incipiente na maioria das construtoras. Para Lorenzon, todo profissional da construção civil precisa saber determinar quanto uma obra vai custar, como obter custos unitários e os preços dos insumos que serão contemplados no orçamento. “Nesse contexto, as empresas do setor estão demandando, cada vez mais, profissionais que entendam de planejamento, orçamento, produtividade e sustentabilidade”, diz o docente.

Para capacitar esses profissionais, desde 2013, a UFSCar oferece curso de aperfeiçoamento em Gestão de Obras, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Instituição, na modalidade de ensino a distância. “A capacitação foi idealizada para atender a demanda do mercado por profissionais mais bem preparados na condução de empreendimentos da construção civil. Ensinamos as principais estratégias utilizadas no mercado, bem como as boas práticas existentes, abordando produtividade no uso dos recursos físicos, orçamento, planejamento e controle, qualidade e resíduos, dentre outros assuntos, e isso traz um diferencial significativo para o profissional”, garante o professor, que coordena a pós-graduação.

Por meio de aulas teóricas e práticas, com início previsto para março, a grade curricular conta com exercícios e simulações realizados em programas computacionais para que os profissionais tenham contato com novas abordagens de gestão. As inscrições estão abertas. Engenheiros, arquitetos, tecnólogos de edificações, gerentes e gestores de empreendimentos da construção civil podem participar.

Os interessados devem preencher o formulário na plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br, na qual há mais informações.

Fonte: UFSCar 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *