Especialista dá dicas para reduzir custos na construção civil

A alta dos preços dos materiais de construção intensificou a busca de opções para fortalecer a produtividade, qualidade e reduzir desperdícios na área.

240

Abril, 2021 – Preços com o canteiro de obras ficaram mais caros na pandemia da Covid-19. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) mostrou que os gastos com materiais e equipamentos de construção civil aumentaram 4,38%, em fevereiro de 2021, maior índice desde novembro de 2002, com 4,41%. Em todo o território brasileiro, os custos com insumos aumentaram 17,72%.

Apesar disso, as vendas de cimento tiveram uma alta de 14% em fevereiro, segundo levantamento do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). A pesquisa mostrou que as vendas aumentaram 16,4%, para 234,1 mil toneladas perante fevereiro de 2020. Com uma alta de 5,4% quando comparada com janeiro do mesmo ano. Para a entidade, o crescimento se deve a manutenção das obras imobiliárias e a autoconstrução.

Dicas para reduzir custos na construção civil

No mercado da construção civil existem diversos materiais para o desenvolvimento da obra e é importante acompanhar as tendências e características de cada produto para planejar bem as construções. Dessa forma, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade, qualidade e reduzir desperdícios, conforme aponta o diretor da Camargo Química, indústria química catarinense, Fábio Camargo. “O setor da construção civil é impactado diretamente com as instabilidades do mercado. Pensando nisso, uma das principais preocupações do segmento, principalmente em meio à instabilidade econômica e com a alta dos preços de materiais para o canteiro de obras, é reduzir custos”.

Camargo revela que a indústria já oferece algumas opções para reduzir os custos na hora de construir. “Para economizar, é recomendável se atualizar nos processos construtivos, com soluções e produtos inovadores, que aumentam a produtividade e qualidade da obra, reduzindo desperdícios e custos. Entre os vários materiais que existem no mercado, a Camargo Química se dedica exclusivamente na produção e inovação de tecnologias para acompanhar o desenvolvimento da construção civil brasileira, como aditivos para concreto, impermeabilizantes, fibras estruturais e entre outros”, completa o diretor da empresa.

Com soluções técnicas que atendem as necessidades, problemas e melhorias dos processos, Camargo ressalta que o mercado oferece soluções que ajudam no dia a dia das construtoras, como artefatos de concreto, produtos para limpeza, paredes de concreto, pisos de concreto e pré-moldados. “A inovação é a chave para reduzir os custos no setor. Entretanto, alguns outros pontos também são importantes na hora de economizar, como um bom projeto, profissionais qualificados, materiais adequados e evitar o desperdício de materiais no canteiro de obras”, conclui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.