Entrevista Especial: Impermeabilização saudável, é a aposta da MACTRA

Por Severian Rocha

Abril, 2021 – O mundo é outro. Os modelos de negócios estão diferentes e as relações pessoais estão na Web é, o fator saúde ganhou uma importância imensa num mundo ambientado pelo Covid-19. O mundo se vacina. Pensando nisso no Brasil duas executivas da MACTRA – empresa brasileira fabricante de impermeabilizantes em geral, as irmãs Fernanda de Vasconcellos Perdão (diretora financeira) e Fabíola de Vasconcellos Cecon (diretora comercial e de marketing), ão uma renovada na forma de pensar a cadeia produtiva da construção, interligando Impermeabilização a um movimento Construção Saudável.

Na entrevista especial concedida ao Portal do Jornal da Construção Civil  Fernanda e Fabiola contam mais detalhes da MACTRA e das suas ações positivas no desenvolvimento da construção no Brasil.

Jornal da Construção Civil – Falem um pouco da história de vocês e da empresa?

MACTRA- Fernanda e Fabíola:  Nossa história começou em 1990, numa loja de tintas na cidade de São Paulo, com o empreendedor Luiz José de Vasconcellos Filho. Ele enxergou que havia uma deficiência na linha de impermeabilizantes e, mais que isso, existia precariedade nas informações para a correta aplicação desses produtos. Com isso, criou em 1993 a fábrica MACTRA IMPERMEABILIZANTES, na cidade de Itatiba, no interior de São Paulo.

A empresa já nasceu com a filosofia de ensinar o uso correto dos impermeabilizantes e a intenção de fazer o produto certo para cada aplicação. Desde o princípio, assumimos o compromisso de oferecer uma solução efetiva dos problemas de umidade e de infiltração.

Essa proposta, aliada à qualidade dos produtos, trouxe credibilidade que foi cada vez mais reforçada nos mais de 28 anos de atuação. A Mactra se destaca no mercado da construção pelo comprometimento em oferecer as melhores soluções em produtos impermeabilizantes, aditivos para argamassas, selantes, adesivos entre outros, aliando sempre inovação com simplicidade de aplicação e completa orientação técnica.

Fabrica Mactra – Foto: Cartilha Tratada

Em 2014, a empresa inovou, levando sua expertise para a fase do acabamento, com o lançamento da linha de tintas e complementos. Dessa forma, a MACTRA oferece uma proteção completa, com soluções do alicerce à cor.

Os diferenciais da MACTRA vão além da produção com alta tecnologia e do atendimento especializado. A empresa tem como prioridade a ética e a transparência, valorizando as relações humanas, o comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Desde 2003, a empresa aboliu o uso de solventes químicos, utilizando como base água em toda sua produção.

Há quase três décadas promoveram um crescimento expressivo da empresa. A MACTRA tem hoje uma nova fábrica, com equipamentos de alta tecnologia que fazem dela a mais moderna unidade de produção no segmento.

A MACTRA se inspira em sua história e utiliza a tecnologia para avançar cada vez mais no desenvolvimento de produtos inovadores e eficazes, com excelência no atendimento visando atingir as reais necessidades do mercado em que atua, garantindo, assim, a confiança e o respeito que a caracterizam. Dizemos, com orgulho, que a MACTRA há quase três décadas fabrica produtos que resolvem de verdade.

Jornal da Construção Civil – E como se tornaram protagonistas no setor, vocês criaram o Movimento Construção Saudáveis, contem um pouco sobre isso?

MACTRA – Fernanda e Fabíola:  A MACTRA nasceu com o sonho de ser diferente, de criar soluções específicas. Acreditamos que é isso que nos põe em um lugar diferente no mercado. Claro que estamos à mercê da demanda, mas trabalhamos todos os dias para levar consciência ao consumidor final e também ao lojista de materiais de construção, insistindo sempre no que já sabemos: que a impermeabilização é um caminho para conservação das construções e para a melhor da condição de saúde dos moradores e frequentadores de quaisquer ambientes fechados.

 O Movimento Construção Saudável nasceu justamente para ampliar esta ideia. A Mactra percebeu que chegou a hora de ultrapassar barreiras e colocar a concorrência um pouco de lado, dando o foco para um propósito comum entre as empresas de fabricantes de impermeabilizantes. Juntos, não é mais o produto de cada um que importa, mas sim a contribuição que podemos trazer juntos. Tanto que o mantra que guia nosso movimento é “IMPERMEABILIZAÇÃO É SAÚDE”.

Essa ideia, que surgiu com a MACTRA vem se espalhando e já reuniu mais três grandes empresas do setor. Nosso objetivo é crescer ainda mais, mantendo esse compromisso para um futuro mais saudável.

Divulgação

Jornal da Construção – Qual o termômetro do setor da construção neste momento atual do Brasil, na visão de vocês, neste momento da pandemia mudaram os planos?

MACTRA – Fernanda e Fabíola:  Para nós, o termômetro são os nossos representantes em campo, que estão em contato com os lojistas. Eles têm indicado que há uma forte evolução do mercado da construção civil, indo contra todas as expectativas do começo da pandemia. Mas hoje entendemos que, dentro de casa, os consumidores começaram a olhar diferente para as obras e têm buscado valorizar o seu ambiente pessoal e da família.

Nós sempre trilhamos este caminho, buscando transformar as construções em ambientes mais saudáveis e agradáveis. O que mudou para nós não foram os planos, mas sim os canais onde estamos mais ativos. Com os mesmos objetivos de antes, o momento nos trouxe para uma atuação mais firme nas redes sociais e outros canais digitais, que é exatamente onde nossos clientes estão mais presentes.

Jornal da Construção Civil – Vocês já lançaram algum produto desenvolvido por vocês são somente cliente interno?

MACTRA – Fernanda e Fabíola:  A MACTRA desenvolve e produz 98% dos produtos disponíveis em nosso portfólio, pois prezamos pela excelência dos produtos. Administramos desde a pesquisa e o desenvolvimento até o suporte técnico. Por isso, nossos produtos possuem qualidade indiscutível e são capazes de combater todo tipo de umidade e infiltração.

 Jornal da Construção Civil – Qual a importância da impermeabilização na construção? O mercado é acirrado?

MACTRA- Fernanda e Fabíola: A Impermeabilização é essencial para garantir uma maior durabilidade para a estrutura da obra. Os processos realizados nesta fase impedem que a água e outros fluidos danifiquem as paredes, os telhados e até o alicerce. Além disso, impermeabilizar um ambiente promove a proteção contra o mofo e outros fungos, sendo, assim, um importante aliado não só da construção, como também de quem habita ou frequenta o local.

Hoje, esse conhecimento sobre a impermeabilização tem se espalhado mais rápido e muitas empresas têm ganhado força neste setor do mercado. Graças à internet e aos profissionais, hoje a procura não é por preço, mas, sim, por qualidade e soluções reais! É por isso que, cada vez, mais buscamos nos destacar, oferecendo produtos que realmente trazem resultado para as demandas específicas trazidas pelo consumidor final.

Divulgação

 Jornal da Construção Civil – Há escassez de produtos no mercado. O que vocês têm a dizer sobre este problema?

MACTRA – Fernanda e Fabíola:  – A impermeabilização tem cada vez mais importância em nosso segmento e a MACTRA, como fabricante, tem a missão fabricar o produto certo para cada área de aplicação. A grande escassez é de informação e este é o nosso grande diferencial: investimos em treinamento para profissionais, balconistas e formadores de opinião, desmistificando a importância e mostrando como aplicar de forma corretamente nossos produtos.

 Jornal da Construção Civil – O que a Mactra tem feito em relação à sustentabilidade? Quais as principais ações da empresa?

MACTRA- Fernanda e Fabíola: A sustentabilidade é uma das grandes motivações para tudo que a Mactra faz, desde a sua fundação. Afinal, ser sustentável é cumprir demandas de hoje com o menor impacto negativo para as próximas gerações.

Mas, o que seria a impermeabilização se não exatamente isso? No aspecto econômico, a impermeabilização representa uma parcela mínima da construção, entre 1% e 3% do valor total. Ela é necessária para proteger as estruturas físicas de danos, que para serem reparadas custam em torno de 20% do investimento. No aspecto social, trabalhamos para que o nosso produto seja um agente benfeitor, que age diretamente na qualidade de vida das famílias, proporcionando um lar mais adequado. Já no aspecto cultural, queremos impactar diretamente a forma como se é tratada a fase da impermeabilização na obra, gerando conhecimento técnico e prático sobre o assunto para profissionais da área e também para os donos das obras. E, finalmente, quanto ao aspecto ambiental, fazemos questão de entregar soluções específicas para cada aplicação, evitando possíveis desperdícios.

Frisamos, também, que nossos produtos são a base de água, evitando, com isso, o contato de todos os fornecedores, funcionários, revendedores e aplicadores com solventes.

Divulgação

Temos, ainda, trabalhado no desenvolvimento de produtos pronto para uso, feitos na medida certa da mistura, para que o aplicador precise cada vez menos de fazer a dosagem de água, evitando, assim, até mesmo pequenos desperdícios na água.

Além disso, faz parte do nosso propósito a implantação de conhecimento em todos os lugares por onde nosso produto passar. O “Mactra Ensina” é um projeto interno para treinar vendedores, balconistas, aplicadores e outros profissionais da área da construção civil quanto ao uso dos produtos e, consequentemente, quanto à impermeabilização.

E por último, há uma ação que, para nós, é um compromisso obrigatório com o meio ambiente: a reutilização da água de lavagem do nosso maquinário. No fim de cada processo, é preciso circular água pelo caminho que o produto em fabricação percorreu. Toda ela, então, volta para um mesmo lugar, sendo renovada para ser usada novamente nos próximos ciclos.

Jornal da Construção Civil – Deixem uma mensagem para o setor da construção – Brasil, neste momento híbrido e de pandemia que já ceifou 300 mil brasileiros.

MACTRA- Fernanda e Fabíola: Este é um momento no qual precisamos, mais do que nunca, pensar na segurança e na saúde de todos. Não podemos enxergar esta situação como algo banal. É algo sério e que vai mudar para sempre o modo de como as pessoas vão consumir, falando especificamente dos materiais e ferramentas de construção.

Esperamos que possamos acolher este novo momento e trabalhar para dar suporte a quem está buscando entender os processos e produtos disponíveis no mercado. O ensinamento e a atenção necessária para atender a este novo perfil de clientes já está moldando a MACTRA novamente e, com certeza, vai ser essencial para todos deste nosso nicho.

Acesse o site www.mactra.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *