Enic debaterá proposta de residência da engenharia para recém-formados do setor

Setembro, 2021 – A formação que os estudantes recebem na graduação está alinhada com as necessidades do mercado? A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) quer levantar o debate sobre a importância de se atualizar o currículo de engenharia e até mesmo criar um período de residência para garantir maior capacitação e atualização dos alunos ao dia a dia da profissão.

Por isso, o tema será debatido no Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro, de forma digital e gratuita. O painel “Residência de engenharia: Uma proposta” acontecerá no dia 19/10, às 17h, com a participação do vice-presidente Financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa; do vice-presidente da Região Sul da CBIC, Ricardo Lins Portella Nunes; do vice-presidente do Confea, João Carlos Pimenta; e do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Rocha de Oliveira.

De acordo com o vice-presidente da Região Sul da CBIC, Ricardo Lins Portella Nunes, o tema é de grande relevância devido à importância que os engenheiros têm na execução das obras. Para ele, é necessário criar uma residência para manter empregos, pois hoje a taxa de desemprego na profissão está alta e os profissionais tendem a migrar para outros ramos.

“O que acontece hoje é que ao se formar, segundo a lei do piso do engenheiro, há um salto no salário dele para muito alto fora de mercado. Então as empresas estão sendo obrigadas a demitir esses engenheiros recém-formados, porque no mercado se encontra engenheiros com mais experiência e mais tempo de profissão”, explicou.

Nunes afirmou que é importante ter um processo de avanço na carreira profissional e salarial. “Devemos criar algo que seja no meio do caminho para que esse engenheiro continue a sua formação dentro da empresa. Por isso, a ideia é exatamente criar residência da engenharia, para que nós possamos manter esse engenheiro depois de um determinado período de tempo nas empresas”, concluiu.

Inscreva-se no evento para conferir este importante debate para o setor!

Nesta edição, o Enic será na palma da sua mão. É o maior evento da indústria da construção na tela do seu celular – online e gratuito!

Garanta sua inscrição!

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *