Energia: Após visita de vereadores, Enel promete melhorias no serviço em Maricá

Maricá, Novembro, 2017 – Os vereadores mais uma vez falaram do serviço prestado pela Enel no município durante sessão ordinária ocorrida na manhã desta quarta-feira (29). No entanto, eles alertaram que a concessionária prometeu melhorias no fornecimento de energia elétrica para Maricá. A promessa foi feita durante visita dos parlamentares à sede da companhia no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28).

VEREADORES
Comissão de Defesa do Consumidor – Vereadores em destaque na audiência com a ENEL. Créditos: Câmara Municipal de Maricá-RJ

O vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Marcinho da Construção (DEM) informou que participaram da reunião os parlamentares Robgol (PT), Rony Peterson (PR), Fabrício Bittencourt (PTB) e Chiquinho (PP). Há cerca de um mês o vereador Robgol levou à tribuna reclamações sobre o atendimento em Maricá.

Em resposta, Marcinho explicou que os funcionários que estariam prestando um desserviço aos munícipes foram substituídos.  Sobre os valores altos cobrados nas contas, o parlamentar explicou que a própria Enel afirmou que 80% dessas cobranças são referentes a tributos.

“Sugerimos micro locais de atendimento. Entendemos que Maricá é muita extensa e para um morador que mora em Itaipuaçu vir para o Centro de Maricá é muito distante. Eles informaram que existe uma proibição de criar novos pólos, mas que iriam tentar parcerias com a prefeitura para criar pequenos pólos de atendimento em pontos cedidos pela prefeitura”, disse Marcinho.

O vice-presidente, Frank Costa (SD), pediu mais uma vez pela realização de uma audiência pública.

“Tivemos um aumento absurdo nas contas. A conta vinha R$ 400 e agora vem R$ 1 mil. Precisamos saber que impostos são esses”.

Filippe Poubel (DEM) afirmou que as contas passaram a subir de valor a partir da mudança da empresa de Ampla para Enel.

“As contas em janeiro passaram a ser abusivas, triplicaram os valores. O outro motivo é a questão da queda de luz, principalmente no terceiro e quarto distrito. Aqui no Centro há quedas frequentes também. Sem contar que as pessoas saem de Jaconé, Inoã, para vir resolver os problemas e encontram uma grande burocracia”.

PLENÁRIO
Plenário – Câmara de Vereadores de Maricá-RJ.

O vereador Marcinho esclareceu que segundo a Enel, as quedas de energia no terceiro distrito vão ser menos constantes, devido a troca dos geradores. O vereador Rony Peterson (PR) informou que continuará exigindo bom serviço na cidade. Ele explicou ainda que fará um PL proibindo a concessionária de cortar a energia nas sextas-feiras de clientes inadimplentes.

“Vamos lutar para que a Enel preste um serviço de qualidade nesta cidade. Conversamos sobre qualidade e solicitamos que descentralize o serviço. Pedimos que usem o CRAS para que lá possam tirar segunda via de conta, serviços básicos. Protocolei projeto proibindo corte de energia na sexta. Isso é uma covardia, a Enel chegar lá e desligar a energia e esta ser religada na segunda ou terça”.

O vereador Felipe Auni (PSD) explicou que está reformulando projeto que proíba o corte de energia em determinados casos para ser enviado ao Executivo.

“Fiz um projeto parecido com esse na legislação passada, mas o Executivo vetou. Faremos reformulações para que ele seja aprovado novamente nesta Casa e enviaremos ao Executivo”.

O vereador Ismael Breve (DEM) pediu que a Enel dê atenção a dois postes localizados na ponte de Ponta Negra.

“Pedi a troca de dois postes que estão caindo em Ponta Negra. Pedi ao presidente que mandasse ofício para a Enel. A diretora nos explicou que não é fácil fazer troca de postes porque tem vários fios. Aquilo é horrível. Vários fios caídos. A poluição visual é muito ruim. Ouvimos da Enel ontem que o poste não é somente dela”.

Aldair de Linda (PT) pediu que o parlamentar fizesse um ofício solicitando o conserto dos postes. O vereador Filippe Poubel pediu atenção ao Sarem (Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá). Ele quer novas unidades em locais como o terceiro e quarto distrito. Em resposta, Felipe Paiva explicou que fará visita ao local.

Ordem do Dia – Foi votado em segundo turno projeto de lei de autoria do vereador Felipe Paiva, que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. Também foi votado PL do mesmo vereador que dispõe sobre a Criação da Festa da Roça Gospel.

Foi votado em segundo turno projeto de lei do vereador Rony Perterson, que denomina a quadra de esporte e lazer, situada na lagoa do Marine em São José de Imbassaí, no Bairro do Marine, de Quadra de Esportes e Lazer Maria das Graças de Souza Cruz.

Os parlamentares votaram em primeiro turno o projeto do Poder Executivo que define os empreendimentos e atividades, privados ou públicos, em área urbana, no município de Maricá, que dependerão da elaboração de Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV), para obter do poder público as aprovações de projetos e alvarás de licenças que menciona, estabelecendo os requisitos, elementos, medidas, participação social e etapas, para elaboração, análise e julgamento do EIV, bem como institui a contrapartida municipal urbana.

Foram votadas e aprovadas moções de autoria do vereador Felipe Paiva, ao corretor de imóveis Geraldo Silva jacinto, há 43 anos militando na região, sendo considerado um exemplo de profissional no exercício de sua atividade e ao pastor Edvaldo Baldow pelos sete anos de dedicação como pastor da Igreja Evangélica Missão Vida do Parque El Dourado.

Também foram votadas moções do vereador Frank Costa, a Luciana Estrela Rangel, professora da rede estadual de ensino; ao Alan de Souza Silveira da empresa A.S Silveira autopeças acessórios e serviços LTDA e a Associação Pestalozzi de Maricá na pessoa de sua presidente Maria Aparecida de Carvalho Siqueira Garcia.

Entrega de moções – Durante a sessão desta segunda foram entregues algumas moções. O vereador Marcus Bambam entregou moção à comissão técnica do Esporte Clube Maricá. Os esportistas também foram muito parabenizados, principalmente por terem ficado em terceiro lugar no campeonato estadual.

“Parabenizo esses meninos e ao Thiago que vem lutando perante a sociedade, mas se dedicando com muito amor e carinho, ensinando esses meninos a respeitarem o espaço de cada um”, disse Bambam.

O vereador Frank Costa entregou a moção à Associação Pestalozzi, na pessoa de sua presidente Maria Aparecida de Carvalho Siqueira Garcia.

“Hoje é o Dia Municipal do Movimento Pestalozziano. A Pestalozzi faz um ótimo trabalho lá. É um trabalho maravilhoso”.

Já Marcinho entregou moção ao médico André Farah.

Fonte: Imprensa/Câmara Municipal de Maricá-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *