Enchentes no Norte Fluminense: Porciúncula é atingida gravemente pelas fortes chuvas

Janeiro, 2020 – Porciúncula vem sofrendo os efeitos das chuvas que assolaram a região sudeste e foi se acentuado gradativamente, desde quinta-feira (23/01). Os moradores tiveram suas casas atingidas por alagamentos e enchentes, devido às cheias do Rio Carangola, que teve seu nível máximo de transbordo em 8,22 m, no sábado.

Mais de 300 famílias estão desabrigadas e os bairros mais atingidos foram, Centro, Ilha, João Clóvis Breijão, Nova Caeté, Nossa Senhora da Penha e Operário, que teve 340 casas inundadas até o teto.

A Prefeitura de Porciúncula está com sua equipe da Defesa Civil e de várias outras secretarias dando assistência às famílias atingidas, com transporte, alojamento e socorro, e conta também com ajuda de voluntários e equipe do Corpo de Bombeiros de Itaperuna.

Os abrigos estão sendo mantidos pela equipe da Secretaria de Promoção Social, nas Escolas Orlinda Veiga, CIEP e no Centro de Convenções localizado no Parque de Exposições.

O município pede doações, que podem ser feitas no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Os materiais de maior necessidade no momento são água mineral, alimentos, produtos de higiene e limpeza.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, a previsão é de que parem as chuvas nos próximos dias. O nível do Rio Carangola já está baixando. O último registro é de 7,96m, às 13:45h deste domingo. O prefeito Leonardo Coutinho, pede a colaboração de todos e informa que o município deve decretar Estado de Calamidade Pública.

Fabiano Moreira de Souza Júnior
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *