ENAEX 2016: evento discute um dos principais segmentos do comércio exterior

Debates apontam principais questões que envolvem o setor

Rio, novembro, 2016 – Caracterizado por uma conta estruturalmente deficitária e um segmento em que o Brasil está em 32º entre os exportadores mundiais e em 19º entre os importadores, o comércio exterior de serviços foi o tema do primeiro painel de hoje do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2016), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil. O painel “Exportação de Serviços, um mundo a ser conquistado”, reuniu Edna Cesetti, diretora de Competitividade Internacional em Comércio e Serviços da Secretaria de Comércio e Serviços do ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS-MDIC), e Javier Peña Capobianco, secretário-geral da Associação Latino Americana de Exportadores de Serviços (ALES) e moderação de Darci Piana, vice-presidente Administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Fecomércio-PR.

Segundo Edna Cesetti, a participação da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) neste Painel teve como objetivo destacar a importância do setor de serviços e a sua inter-relação com os demais setores (industrial e agrícola). “O ENAEX é um espaço importante para destacarmos as políticas públicas coordenadas pelo MDIC para o setor de serviços, assim como para apresentarmos um cenário do comércio exterior de serviços do Brasil, seus desafios e potencialidades, afirmou.

Javier Capobianco, na ocasião, falou da importância da AEB ter passado a integrar a ALES. O trabalho foi desenvolvido pelo MDIC, visando fortalecer o papel da entidade como stakeholder no comércio exterior de bens e serviços e a estratégia de posicionar como uma região exportadora de serviços.  A entidade atua para promover a América Latina como uma plataforma de serviços globais e fomentar um melhor posicionamento da região no mercado internacional de serviços. São 17 instituições públicas e privadas de 17 países: além do Brasil fazem parte Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2016)

Data: 23 e 24 de novembro de 2016

Horário: 8h a 19h (23/11) e 8h a 17h (24/11)

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *