Empresas da Equatorial Energia ficam no topo do ranking de qualidade da Aneel

A Cemar lidera novamente o ranking entre as distribuidoras de maior porte e a Celpa figura, pela primeira vez, entre as 15 primeiras.

Março, 2017 – A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) ficou, pela segunda vez consecutiva, no topo do ranking entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do país, dentre as companhias de maior porte. As informações são do ranking de qualidade do fornecimento elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com dados das concessionárias durante todo o ano de 2016. Ao mesmo tempo, outra distribuidora administrada pela Equatorial Energia, a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), foi uma das que mais evoluiu em apenas quatro anos, subindo 21 posições.

“A divulgação do ranking da Aneel mostra que estamos no caminho certo. Pretendemos continuar investindo fortemente tanto na Celpa, quanto na Cemar, visando melhorias na distribuição e no atendimento ao cliente, mantendo este crescimento na nossa avaliação perante o público e o mercado”, diz Augusto Miranda, Presidente da Equatorial Energia.

Cemar – Na contramão da atual situação do país e acreditando no crescimento do estado do Maranhão, a Cemar realizou em 2016 o maior investimento de toda a história da concessionária no Maranhão. Foram mais de meio bilhão de reais aplicados na manutenção preventiva na rede elétrica, construção de novas subestações, novas linhas de transmissão, ampliação de potência, investimento em novas tecnologias e melhoria no atendimento, tudo com foco na satisfação dos clientes.

Considerada um dos casos mais bem-sucedidos de gestão no setor energético, sob o controle da Equatorial Energia há 14 anos, a Cemar saiu dos piores indicadores do Brasil, na época de sua privatização. Hoje, a empresa está em 1º lugar no ranking da Aneel, reconhecido e atestado.

Outro indicador dessa trajetória de sucesso foi recebido pela Abradee – Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, por meio da análise de desempenho e evolução das distribuidoras de energia no país, que no ano passado elegeu a Cemar como a melhor concessionária de energia em todo o Brasil. A Companhia foi vencedora nos critérios: gestão econômico financeira, qualidade da gestão, evolução do desempenho, melhor do Nordeste e do Brasil.

Celpa – O mesmo trabalho de reestruturação feito na Cemar pela Equatorial Energia, agora, está sendo desempenhado na Celpa, no Pará. A gestão na distribuidora localizada no Pará, que começou há quatro anos, vem mostrando resultados evidentes, a Celpa, saiu da última colocação e já figura entre as melhores do ranking da Aneel. Ano passado, por exemplo, a Companhia já tinha subido 11 posições no ranking e este ano subiu mais três, ficando na 14ª colocação.

As ações desenvolvidas pela empresa, para melhorar o fornecimento de energia e atendimento envolvem, a construção e ampliação de 124 subestações no Pará e criação de um Centro de Operações Integradas (COI), o qual favorece toda a operação do sistema elétrico no estado. A empresa conta também com uma agencia virtual na internet e um aplicativo para atendimento de forma digital em plataformas móveis.

Reconhecimento e indicadores – A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica) e FEC (número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela Aneel. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *