Elevadores residenciais: essencial no dia a dia das pessoas

Por Severian Rocha

Junho, 2021 – Todos os dias no mundo bilhões de pessoas usam elevadores como transporte essencial para diversas atividades das suas vidas nos grandes centros urbanos. Do deslocamento para sua residência até para seu local de trabalho. Em tempos de pandemia este equipamento vertical ganhou uma atenção especial. Muitos empreendimentos residenciais modernizaram suas instalações internas  adquirindo novos elevadores.

Na busca para entender um pouco deste setor de transporte vertical conversamos com Sérgio Wriedt, Diretor de Novas Instalações e Gestão de Contas-Chave, da Atlas Schindler, empresa suíça líder global em fornecimento de elevadores, escadas rolantes e serviços relacionados.

JCC – Como a Atlas Schindler olha o setor residencial? É parte do foco da empresa?

Sérgio – Grande parte da população vive em prédios e interage com os elevadores diariamente e, assim como as TVs, computadores e celulares, que cada vez mais se transformam para fazer parte da vida das pessoas, com os elevadores não é diferente. Tecnologias já existentes, funcionalidades de segurança, conforto, acessibilidade e comunicação, que em breve estarão disponíveis, mostram cada vez mais a importância do elevador em nosso cotidiano.

Sergio Wriedt, da Schindler, 11/03/2010. Fotos: Marie Hippenmeyer

A Atlas Schindler fabrica, instala, mantém e moderniza elevadores para todos os segmentos. O setor residencial sempre teve lugar de destaque no portfólio da empresa com soluções pré-especificadas ou personalizadas que atendem aos requerimentos de projetos de edifícios de grande porte e tráfego e edificações com menor porte, incluindo habitações populares.

Nossas linhas de produto atendem todos os projetos de forma a garantir o deslocamento dos usuários com segurança, durabilidade, fluidez, elegância e alta eficiência.

Dispositivos de controle de acesso, por exemplo, oferecem um incremento nos itens de segurança dos empreendimentos, e uma seleção de interfaces e funcionalidades garantem a acessibilidade e o conforto aos usuários com mobilidade reduzida em conformidade com a NM 313:2007.

Com várias opções de acabamentos, iluminação e acessórios, oferecemos inúmeras possibilidades de combinações para a decoração dos equipamentos de forma a combinarem com o perfil dos moradores e a arquitetura de cada edifício.

Por sua vez, recursos ecológicos garantem os melhores níveis de eficiência energética e economia de energia para os edifícios.

JCC – Região sudeste é o principal mercado consumidor ou nordeste, centro-oeste e norte são destaques na demanda por produtos da Atlas Schindler?

Sérgio – A crescente urbanização e as mudanças sociodemográficas que temos presenciado exigem cada vez mais soluções de mobilidade em todo país.

Divulgação

A região Sudeste conta com quase 90 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE de 2019, sendo a mais populosa do país, com a maior taxa de urbanização (93%). Isso, por si só, eleva a demanda por moradia na região, refletindo nos segmentos vinculados à mobilidade urbana como a de transporte vertical. Mas, a Atlas Schindler marca forte presença em todas as regiões do país com estrutura operacional robusta para atendimento ao crescimento das demandas, e mantém sua capacidade produtiva afinada com essa tendência em pleno território nacional, garantindo o fornecimento de novos equipamentos e peças de reposição.

Hoje vemos uma construção civil forte em praticamente todo o território nacional. Isto nos motiva e se relaciona com a nossa história de crescimento e empreendedorismo. Muitas cidades brasileiras de relevância tiveram seu primeiro prédio com um elevador Atlas Schindler. Estamos fortemente ligados a história de crescimento do país e nos orgulhamos de estar na vanguarda. Nossa capilaridade nacional é uma grande força da empresa e uma tranquilidade para os clientes que adquirem nossos produtos em todos os lugares no Brasil.

JCC  – Essa demanda por elevadores nas edificações residenciais decorre da nova “forma de morar” – segurança e saúde?                       

Sérgio – A demanda pode se justificar peo adensamento nos centros urbanos, envelhecimento da população, necessidade de ampliar a segurança e pelo entendimento da importância da mobilidade acessível, aspectos cada vez mais relevantes nos edifícios residenciais.

Divulgação

A moradia própria ainda é um sonho para muitos brasileiros, sem contar a expectativa de lugares com melhores condições. Os prédios residenciais, por diluir alguns custos da obra, permitem às famílias chegar mais perto deste objetivo. É claro que condições macroeconômicas têm grande relevância na demanda e, como podemos ver em ambientes mais estáveis e com juros básicos menores, o crescimento saudável da demanda por apartamentos é favorecido.

JCC  – No suporte técnico e de insumos, como a empresa atende seus clientes? 

Sérgio – Nossa equipe é altamente especializada e trabalha com dedicação, atenção aos detalhes e muito cuidado com a segurança em todos os procedimentos. Nós conhecemos bem essa responsabilidade, pois transportamos diariamente 1,5 bilhão de pessoas, em todo mundo. Nosso portfólio conta com serviços de manutenção específicos para atender a todas as necessidades. Modalidades de contratos de manutenção preventiva e corretiva são firmados conforme a necessidade dos clientes.

Técnicos especializados, atuando em mais de 150 Postos de Atendimento no país, garantem a manutenção e a durabilidade dos nossos equipamentos. Equipados com o Schindler FieldLink, um computador de mão e celular Iphone, nossos profissionais estão aptos a prestar um atendimento mais rápido às necessidades dos clientes a partir do acesso on-line e em tempo real aos dados dos equipamentos.

Além disto, temos o Toc (Techinical Operation Center) que faz uso contínuo de recursos IoT (internet das coisas) para monitorar milhares de elevadores online, 24 horas por dia, todos os dias, permitindo muito mais eficiência na solução de problemas e garantindo maior disponibilidade de equipamentos para os usuários.

Para os equipamentos com maior tempo de uso, nossos especialistas em Modernização realizam desde substituições completas, com adaptação mínima do edifício, até a modernização projetada passo a passo, garantindo a capacidade máxima de tráfego com o mínimo de incômodo aos usuários durante o processo de modernização.

JCC – A empresa usa alguma tecnologia nos elevadores residenciais?

Sérgio – Melhorar a eficiência energética é essencial para reduzir o impacto ambiental dos elevadores e dos edifícios nos quais estão instalados. Recursos ecológicos como acionamento regenerativo, iluminação em LED e modo standby quando o elevador não estiver em uso reduzem o consumo de energia total, obtendo os melhores níveis de eficiência energética. Para oferecer uma visão geral do desempenho ecológico de nossos elevadores durante todo o ciclo de vida, disponibilizamos as Declarações Ambientais de Produto (EPDs). A Schindler registrou Declarações Ambientais de Produto (EPD) no International EPD® System para as principais linhas de produtos para elevadores. Essa é mais uma etapa importante da avaliação do desempenho ambiental dos produtos, destacando nossa busca contínua por soluções sustentáveis.

A precisão suíça do projeto dos nossos elevadores garante um funcionamento silencioso e de qualidade superior, proporcionando alta disponibilidade e conforto acústico aos ambientes próximos à instalação dos elevadores.

Nossos clientes contam com a Schindler Ahead, a marca digital do Grupo Schindler para monitoramento remoto dos equipamentos e acompanhamento da performance a qualquer hora e em qualquer lugar via computador, tablet ou celular.

Com o Ahead TeleAlarm, solução digital que garante uma comunicação direta dos passageiros com o Contact Center Atlas Schindler, oferecemos suporte imediato e especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo se houver falta de energia no condomínio. Em caso de necessidade, nossos especialistas direcionam rapidamente o chamado para o técnico com prioridade imediata para atendimento, resultando em ainda mais prontidão e agilidade para casos de pessoas retidas na cabina. Nossa Central acompanha o chamado até que o passageiro esteja liberado.

Temos ainda muitos outros exemplos para falar de tecnologia, mas acreditamos também em valores e propósito, aquilo que está ligado às pessoas. Cada morador de um edifício precisa sentir que ele e sua família estão seguros quando entram em um elevador. Eles moradores são consumidores de uma infinidade de produtos, e cada vez mais as pessoas tendem a guiar seu consumo por propósitos, causas, por isso acreditamos que pensando em nossos processos e produtos com consciência de sustentabilidade, trilhando uma jornada de inclusão e diversidade, por exemplo, estaremos mais próximos de cada usuário e cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *