Elevadores exigem atenção

A falta de manutenção desses equipamentos, principalmente em prédios antigos, causa problemas que podem ser evitados com a aplicação de normas técnicas.

Julho, 2017 – A experiência de utilizar elevadores que ficam travados no meio do trajeto, apresentam trancos e desníveis ou fazem ruídos demais é sempre assustadora. Falhas técnicas e mecânicas são mais comuns em prédios antigos, quando a manutenção é negligenciada, mas basta cumprir requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que esses problemas sejam evitados.

Uma avaliação do Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo (Seciesp) aponta que cerca de 70% dos elevadores em uso no Brasil precisam de modernização, têm cabines ultrapassadas e comandos de botões que não funcionam. A troca dos quadros de comando eletromecânicos por outros de comando microprocessados, por exemplo, não só evita falhas técnicas, como ajuda a reduzir o consumo de energia em até 70%.

O descaso na manutenção resulta em desconforto para os usuários e até ocorrências mais graves, apesar da existência de leis, em cada município, determinando a obrigatoriedade de alvará de instalação emitido pela Prefeitura e regras para conservação e inspeção de acordo com as normas da ABNT, além de penalidades nos casos de infração. Embora o elevador seja considerado um meio de transporte seguro, em 2017 já foram registrados no País quatro casos de quedas e falhas que causaram a morte de usuários, de acordo com o Seciesp.

No município de São Paulo, por exemplo, é a Lei nº 10.348 de 4 de setembro de 1987, que dispõe sobre instalação e funcionamento de elevadores e outros aparelhos de transporte e obriga a aplicação de normas da ABNT. Há ainda um conjunto de outros 11 documentos, entre leis e decretos, que regulam o assunto, envolvendo desde a afixação de placas informativas até emissão do Relatório de Inspeção Anual via internet.

Reparos no equipamento são orientados pela norma ABNT NBR 16083:2012 – Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção. Elaborada pelo Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-004), a norma especifica os elementos necessários para operações de manutenção de elevadores de passageiros, elevadores de cargas, elevadores de passageiros e cargas, monta-cargas, escadas rolantes e esteiras rolantes.

A ABNT NBR 16083:2012 aborda, entre outros itens, lubrificação e limpeza; verificação das funcionalidades; operações de resgate de passageiros; operações de configurações e ajustes; reparos ou mudanças de componentes que podem ocorrer devido ao desgaste e que não afetem as características da instalação.

Normalização

Várias outras normas sobre elevadores, além da ABNT NBR 16083:2012, são disponibilizadas pela ABNT e contemplam também a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Alguns documentos têm validade em toda a área do Mercosul, sendo identificados como ABNT NBR NM. Confira:

ABNT NBR 16042:2012 – Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas

ABNT NBR 15597:2010 – Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas

ABNT NBR 12892:2009 – Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação

ABNT NBR NM 313:2007 – Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência

ABNT NBR NM 267:2002 – Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação

ABNT NBR NM 196-DEZ: 1999 – Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T

ABNT NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação

ABNT NBR 14364:1999 – Elevadores e escadas rolantes – Inspetores de elevadores e escadas rolantes – Qualificação

ABNT NBR 10982:1990 – Elevadores elétricos – Dispositivos de operação e sinalização – Padronização

ABNT NBR 5665:1983. Versão Corrigida: 1987 – Cálculos do tráfego nos elevadores

Fonte: Imprensa/ABNT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *