Eletrobras Procel proporciona economia para o país de 11,68 bilhões de kWh em 2015

Resultado é o equivalente ao consumo anual de seis milhões de residências

As ações executadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em 2015 proporcionaram uma economia de energia elétrica de 11,68 bilhões de kWh. Este e outros destaques positivos sobre os benefícios do programa para o país compõem o Relatório de Resultados do Procel – ano base 2015, lançado pela Eletrobras. O programa do Governo Federal é executado pela empresa desde 1985, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.

O resultado de 2015 equivale a aproximadamente 2,5% do consumo total de energia elétrica no Brasil, no período, e corresponde à energia fornecida, durante um ano, por uma hidrelétrica com capacidade de 2.801 MW, ou ao consumo anual de seis milhões de residências. O montante de energia que não precisou ser gerada evitou a emissão de 1,453 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que representa a quantidade liberada por 499 mil veículos em um ano. Calcula-se que o montante economizado ajudou o país a postergar investimentos de R$ 1,6 bilhão na ampliação da geração de energia.

Desde 1986, quando foi criado, o programa soma investimentos de R$ 2,689 bilhões, que resultaram numa economia de energia de 92,2 bilhões de kWh. Os resultados de 2015 foram obtidos graças ao sucesso de diversas iniciativas do Procel, como o Selo Procel, que já abrange 39 categorias de equipamentos elétricos, 3.640 modelos e 190 empresas. Só ano passado foram comercializados mais de 44 milhões de equipamentos com o Selo.

Além do selo, em 2015, 51.300 alunos da educação básica foram alcançados pelas ações do Procel nas Escolas; o Procel Edifica concedeu três selos para projetos de edificação eficiente e mais 12 selos para edificações construídas; e foram elaborados quatro Planos Municipais de Gestão Energética, nos municípios de Belém (PA), Sinop (MT), Cacoal (RO) e Porto Velho (RO), pelo Procel GEM. Já entre as ações do Procel Indústria, destacam-se a realização de dois workshops sobre motor de indução trifásico classe premium, a elaboração de um Estudo de Impacto Regulatório e de um guia técnico sobre motor premium e a organização de um workshop para sensibilizar micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro sobre a importância da implantação da norma ABNT ISO 50.001, de eficiência energética na indústria.

Anualmente, o programa de governo elabora e divulga para a sociedade seus relatórios de avaliação, por meio do Portal Procel Info, que teve mais de 1,1 milhão de pageviews em 2015 e mais de 40 mil usuários cadastrados em nove anos de existência. Para conferir o relatório de resultados do programa,clique aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa Eletrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *