Efeito Paulo Guedes: Alta da inflação derruba vendas do varejo em 3,1%

Outubro, 2021 – Um dos motivos para a queda é a diminuição das medidas de restrições do isolamento, que fizeram cair pelo terceiro mês seguido as compras em hiper e supermercados. Outro destaque do dia é a aprovação no Senado do Novo Marco das Ferrovias. Segundo a GO Associados, o projeto é importante para atrair investimentos em infraestrutura para o país.
O mercado apostava em alta de 0,7% e a GO Associados fez uma projeção de alta de 0,9%, mas o que se viu foi uma queda de 3,1% das vendas do varejo no mês de agosto. Esta é maior queda para um mês de agosto na série histórica. No ano, o saldo é positivo, com as vendas do varejo acumulando alta de 5,1%
Três motivos para a forte queda são: a revisão do dado de julho, que passou de alta de 1,2% para alta de 2,7%; a inflação alta, principalmente nos combustíveis e a diminuição das medidas de restrições do isolamento, que fizeram cair pelo terceiro mês seguido as compras em hiper e supermercados, uma vez que as pessoas voltaram a comer em restaurantes.
A expectativa é que a chegada do Natal melhore as vendas, com o avanço do controle da pandemia. Porém, a taxa de desemprego alta e a inflação perto de dois dígitos são fatores que afetam o consumo em geral.
Novo Marco das Ferrovias
O Senado aprovou o Novo Marco das Ferrovias, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP). Segundo a GO Associados, o projeto é importante para atrair investimentos em infraestrutura para o país. A grande novidade é o regime de autorização para a construção de ferrovias e de acordo com o Ministério da Infraestrutura, já foram protocolados 14 pedidos de autorização que somam cerca de R$ 80 bilhões. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Prêmio Nobel
O prêmio Nobel de Física foi dado para os cientistas Syukuro Manabe, de Princenton, e Klauss Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia. Ambos desenvolveram trabalhos em que suas aplicações estudam e monitoram as mudanças climáticas.
Acesse o Minuto de Economia desta quinta-feira (30) e confira a análise completa acerca dos dados divulgados sobre os índices da economia. Disponível em: https://goassociados.com.br/minuto-de-economia-107/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *