Drywall sob liderança feminina: Pricila Correali, diretora comercial da Trevo Drywall fala dos desafios no setor

Por Severian Rocha 

Setembro, 2019 – Trevo Drywall, a mais nova das fabricantes de gesso acartonado instaladas no Brasil – partiu a planta situada em Juazeiro do Norte (CE) em 2010 – e única cujo capital é 100% nacional. Há seis anos na companhia, Pricila é uma das poucas mulheres em cargos de liderança em empresas do setor da construção civil e, principalmente, situadas na Região Nordeste. A seguir, ela conta um pouco sobre esse desafio.

Jornal da Construção Civil: Como é ser mulher e atuar em um mercado notadamente masculino, como o da construção civil?

Pricila Correali: Não é novidade que as mulheres em cargos de liderança enfrentam desafios adicionais à extenuante maratona diária no escritório. Além da jornada dupla para muitas de nós, temos que lidar com pressões quase inexistentes sobre os nossos colegas do sexo masculino, e a eterna preocupação dos outros com a nossa aparência é apenas uma delas.

Fábrica da Trevo Drywall – Juazeiro do Norte (CE). Divulgação

Jornal da Construção Civil: No Nordeste, onde está localizada a fábrica da Trevo Drywall, as barreiras são maiores para a atuação das mulheres?

Pricila Correali: No Brasil e, principalmente, na Região Nordeste, a situação é bem mais complexa. Aos 37 anos, quando assumi o cargo de gerente comercial da Trevo Drywall, precisei responder diversas vezes: “não, não sou filha do dono”. Uma mulher chefiar um dos principais departamentos de uma empresa, na percepção de várias pessoas, só é possível graças ao seu sobrenome.

Jornal da Construção Civil: Você pode dar exemplos de situações que vivenciou?
Pricila Correali: Não faltaram situações bizarras (risos). Uma vez, depois de negociar por horas um grande fornecimento com um diretor de uma construtora, ele encerrou a reunião dizendo o seguinte: “Gostei da sua proposta. Agora, peça para o seu chefe entrar em contato comigo”. Expliquei que eu era “o chefe”, que ele não precisava aguardar o retorno de mais ninguém e que podíamos concluir a negociação. Ganhei o pedido, mas saí da reunião lamentando que, para alguns, a competência ainda está atrelada ao gênero.

Acesse o site: www.trevodryall.com.br 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *