Documentário inédito marca o mês da Consciência Negra no Ipea

“Menino 23”, de Belisario Franca, será exibido em auditórios do Ipea no Rio de Janeiro e em  Brasília no próximo dia 16

O Ipea vai exibir gratuitamente na próxima segunda-feira (16) o documentário Menino 23, de Belisario Franca, que segue a investigação do historiador Sidney Aguilar sobre tijolos marcados com suásticas por meio das memórias de meninos negros e órfãos vítimas de preconceito, trabalho semiescravo e violência nos anos 1930. Um deles, hoje com 87 anos, relata os abusos. A obra ajuda a compreender as raízes do racismo e do eugenismo no Brasil e sua permanência devastadora.

O evento é aberto ao público e ocorre no auditório do 10º andar do Instituto, na Av. Presidente Antonio Carlos, 51, no Rio. Como as vagas são limitadas, é necessário confirmar presença pelo e-mail marina.nery@ipea.gov.br. O credenciamento será às 10h30, seguido do café da manhã de boas-vindas. Haverá transmissão para o auditório do 7º andar do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea).

A exibição é um teste de público da produtora Giros, seguida de debate sobre o filme com o diretor Belisario Franca, o historiador Sidney Aguilar, o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Antonio Teixeira Lima Junior e pessoas ligadas ao tema.

Assista ao trailer do filme (senha: Giros) 

https://vimeo.com/137876510   

Link para o convite: http://www.ipea.gov.br/portal/images/convites_2015/pdfs/docmenino23.pdf

Link para a sinopse: http://www.ipea.gov.br/portal/images/convites_2015/pdfs/sinopsemenino23.pdf 

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Contato: Assessoria de Imprensa
21 3515-8578

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *