Dica de obra: A melhor broca para desenvolver seu trabalho com agilidade

Fevereiro, 2019 – Para ser um profissional completo não basta ter a ferramenta certa, é preciso saber onde e quando utilizá-la. Com isso, a Tramontina separou dicas de diferentes brocas, para facilitar e agilizar o seu trabalho:

Brocas para aço: Usadas para perfurar com precisão metais em geral como aço, alumínio, cobre, entre outros. São brocas de alta performance com o corte à direita, fabricadas em aço rápido HSS e afiação que gera ótimo desempenho e escoamento de cavaco.

Brocas para aço. Divulgação

Brocas para madeira ponta chata: Utilizadas em madeira, possuem uma ponta central que serve como guia do furo, não deixando o ponto inicial escapar durante a perfuração. As pontas laterais servem para auxiliar no corte e deixar um excelente acabamento nas bordas.

Brocas para madeira três pontas: Apropriadas para todas as madeiras, essas brocas proporcionam uma perfuração com excelente escoamento de cavacos. São indicadas para operações com furos de diâmetro pequeno e, por ter formato espiral, sua perfuração tem um avanço rápido.

Brocas para concreto: Estas brocas devem ser usadas em furadeiras no modo martelete. São indicadas para uso em concreto, alvenaria, mármore, pedras e basalto. Sua ponta em carboneto de tungstênio tem a forma de uma flecha, sendo mais larga que o seu corpo, evitando que o pó gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo.

Brocas para concreto. Divulgação

Brocas para concreto SDS-Plus e SDS-Max: Usadas com marteletes perfuradores/rompedores, são recomendadas para uso profissional na perfuração e rompimento pesado de pedras, concreto, granito, mármore, basalto e materiais de alvenaria em geral. São muito semelhantes às brocas para concreto, porém, elas dispõem de um sistema de encaixe especial para trabalhos de alta exigência.

Brocas para fibrocimento: Usadas em trabalhos de perfuração em postes, caibros de madeira e telhas de fibrocimento. Seu comprimento da haste prolongado, permite a furação em locais de difícil acesso e também furos profundos.

 

Veja linha completa: https://www.tramontina.com.br/6-reforma-e-construcao/53-ferramentas/88-brocas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *