Desmistificando o Drywall

Por Camila Barone 

Engenheira da Hono Gesso aponta os benefícios do drywall na construção civil

Antigamente quando se pensava em paredes, por exemplo, logo vinha à mente uma superfície robusta, rígida, feita de tijolos conhecida como alvenaria. No entanto, atualmente hoje a grande maioria dos empreendimentos imobiliários já contam com paredes de drywall, um sistema composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados.

Bastante utilizado no exterior, o drywall ficou mais popular no Brasil há cerca de 20 anos, e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.

Muitas pessoas ainda julgam estas paredes frágeis, por isso, Bárbara Moraes, engenheira técnica da Hono Gesso, empresa especializada em tudo que se refere a esta técnica, preparou um tira-dúvidas essenciais para quem quer entender mais como funciona o drywall. Confiram: 

  1. O drywall suporta fixação de suportes de TV, armários e outros?

Sim, desde que especificados no projeto, o instalador fará um reforço interno no drywall.

  1. Como é a pintura?

O drywall recebe uma base seladora antes da pintura e funciona como uma parede de alvenaria convencional.

  1. O drywall pode ser usado em áreas úmidas?

Sim, existem chapas especificas, (chapas verdes) resistente a umidade e anti fungos. Importante especificar que a chapa é para áreas úmidas antes da instalação.

  1. O drywall oferece bom isolamento acústico e térmico?

Sim. A instalação permite composições com chapas duplas, e revestimento interno com lã de rocha ou lã de vidro. E para tetos, existem chapas perfuradas que garantem o isolamento acústico em grandes locais.

  1. Qual a diferença entre o forro de gesso normal e o de drywall?

Por conter uma estrutura metálica, o drywall é mais resistente. O comum, com plaquinhas de gesso penduradas e chumbadas, oferece mais risco de surgimento de patologias devido à movimentação natural da edificação.

  1. Qual a vantagem do drywall em comparação com a alvenaria?

A execução é rápida, limpa, sem desperdícios e você sabe exatamente o quanto vai investir tendo o projeto em mãos, ou seja, consegue economizar tempo e dinheiro.

  1. Como são as instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionado no drywall?

Todas as instalações passam por dentro das paredes e as manutenções são facilmente executadas, sem precisar quebrar pisos ou paredes.

  1. O drywall é resistente?

Se bem-feitas, sim. Por isso, há necessidade de contratar gente especializada As estruturas metálicas são de aço galvanizado fabricados de acordo com as normas NBR para que o drywall suporte com segurança, portas, armários, etc.

  1. Quanto tempo dura as placas? Existe garantia?

A durabilidade depende de várias circunstâncias, como o local de instalação. A vida útil aumenta se preservada do contato direto com água e não receber agressões físicas pontuais (martelo). Nós da Hono Gesso damos cinco anos de garantia para serviços e materiais instalados conforme as especificações do manual.

 

  1. Posso utilizar azulejos, pastilhas ou outros revestimentos sobre a parede de drywall?

Sim, sem problemas. A única diferença é que para que eles sejam fixados no drywall, deve haver o uso de uma massa específica.

Fonte: Baronesa RP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *