Covid-19 e protestos raciais: conheça os ensaios vencedores do prêmio da Associação Britânica de Fotojornalismo

148

Maio, 2021 – Um fotógrafo britânico radicado em Nova York, Adam Gray, foi o vencedor do prêmio BPPA Press Photographer of the Year, organizado pela British Press Photographers Association, que representa os fotojornalistas da mídia britânica. Gray ficou em primeiro lugar em duas das 10 categorias do concurso, Ensaio Fotográfico do Ano e Ensaio Covid-19, e assim somou invididualmente o maior número de votos do júri.

 O concurso recebeu mais de 2,4 mil trabalhos de 183 fotógrafos.

As duas séries retratam os temas que mais mobilizaram a sociedade em 2020: a pandemia e os protestos contra a morte de George Floyd, que desencadeou um movimento global pela igualdade racial.

Gray é chefe de fotografia da agência SWNS em Nova York e tem 33 anos. Em junho de 2020, passou por um dos episódios mais marcantes da sua carreira, tornando-se o centro da notícia em vez de apenas documentá-la. Enquanto cobria os protestos raciais em Nova York, ele foi preso e ficou 12 horas sob custódia.

O episódio teve repercussão mundial e envolveu até o governo britânico e o prefeito de Nova York, que condenaram as ações da polícia.

Sua série vencedora do Ensaio Fotográfico do Ano mostra alguns momentos dos protestos raciais em várias cidades americanas.

Acesse o link https://mediatalks.uol.com.br/2021/06/06/fotos-da-covid-e-de-protestos-raciais-levam-premio-de-fotojornalismo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.