Conta de Luz mais barata: Comunidade do Vidigal recebe instalação de energia solar e capacitação na área

Dezembro, 2021 – O centro de educação profissional Alzira foi fundado em 2003, por Elma Maria da Silva de Aleluia e Antônio Carlos de Aleluia. Em 1970 Antônio foi o primeiro jovem da comunidade a entrar na Universidade Federal Fluminense no curso de engenharia.

Desde então, sua vida foi transformada pela  educação, fazendo com que atualmente tenha desenvolvido a ONG SER Alzira, para que os jovens da comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro (RJ) tenham oportunidades e conhecimento por meio  de cursos, entre eles de inglês, tecnologia, dança, cursos preparatórios de primeiro emprego e com a parceria sobre a sustentabilidade e energia solar.

Moradores do Vidigal recebem curso e placas de energia solar fotovoltaicas. Divulgação

”Na instituição, a educação e formação vêm por intermédio da inovação e nós podemos observar isso pelo crescimento da energia solar, sendo uma ferramenta de abertura em novos empreendimentos. Não importa a idade, cor ou gênero, mas sim inovar para criar”, diz Elma Maria.

Além disso, a organização possui um Hostel ”Alzira House” que recebe jovens de todo o Brasil e estrangeiros, que vêm sendo voluntários, desenvolvendo a educação cultural e levando sustentabilidade a outros continentes.

Para quem deseja conhecer mais sobre a instituição pode acessar as redes sociais: SER Alzira de Aleluia

Parceria entre SER Alzira, Grupo FRG Mídias e Eventos, Solfortes, Phb e Solarize

A iniciativa do projeto veio de Tiago Fraga, CEO do grupo FRG e organizador do Fórum GD Sudeste, que realizou a proposta para Hans Rauschmayer, da Solarize Treinamentos, com a oferta de doar um sistema fotovoltaico, em parceria com a PHB, na potência de 3,6 kW. Além de Pablo Dorneles, da Solfortes, que executou a instalação.

Parceria entre SER Alzira, Grupo FRG Mídias e Eventos, Solfortes, Phb e Solarize. Divulgação

Hans levou a proposta à Rede Favela Sustentável, que abriga um grupo de trabalho sobre energia solar, escolhendo a ONG SER, mesmo com o desafio de reverter e ampliar o telhado na laje do prédio da instituição. Após a parada forçada da pandemia, juntaram-se 20 colaboradores de 5 comunidades e do asfalto, e executaram a obra completa em cinco dias.

A tecnologia será disseminada no Vidigal e mais moradores serão capacitados. Haverá outros projetos em outras comunidades que, certamente, terão desafios diferentes.

”Para o Grupo FRG foi uma honra contribuir para este projeto e beneficiar a ONG com a redução em energia elétrica, e incentivar a capacitação para que os jovens da comunidade tenham uma profissão e atuem no setor  renovável”, diz Tiago Fraga.

A energia solar aliviará as contas de energia da ONG SER Alzira de Aleluia, e o nosso objetivo é levar a energia solar a toda a sociedade e beneficiar quem mais precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *