Construção civil pode substituir paredes de alvenaria por sistema em EPS para suprir déficit habitacional

Abril de 2021 – Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para suprir o déficit habitacional seria necessário construir 7,8 milhões de novas moradias no Brasil. Diante deste cenário, por conta das características de segurança e economia, o sistema construtivo de paredes feitas com painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) pode contribuir para a mitigação do problema.

O EPS, popularmente conhecido como “isopor”, é um material que permite inúmeras utilizações, já sendo utilizado na construção civil em vários países europeus, Estados Unidos e Japão. Dependendo da densidade, o material é capaz de suportar mais de 40 toneladas por m2. Por isso, ele proporciona resistência surpreendente em comparação à alvenaria convencional, com conforto térmico e acústico.

“Este sistema construtivo proporciona um caminho alternativo para uma construção mais acessível a todos”, afirma André Santos, diretor-presidente do Grupo Isorecort, que acaba de lançar no Brasil um sistema inovador de construção com paredes inteiras feitas em painel monolítico, compatível com qualquer tipo de projeto.

Segundo ele, o painel monolítico representa uma evolução na construção civil, não somente pelo conceito inovador, mas também por ocasionar uma redução de aproximadamente 30% nos custos finais da obra. “O sistema, cujas obras contam em sua maioria com fundação de lajes de concreto, é um terço mais rápido de se executar em comparação à alvenaria convencional. Além disso, tem baixíssima absorção de umidade e menor geração de entulho e resíduos”, afirma.

Projetos de construção civil estão sendo implementadas por construtores em cidades como Araraquara (SP), São Bernardo do Campo (SP), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Varginha (MG), Vinhedo (SP) e várias outras.

O Grupo Isorecort é uma indústria especialista na fabricação de EPS para aplicações na construção civil e no segmento industrial. Por meio de seu departamento de desenvolvimento técnico, ela possibilita a produção de peças personalizadas de acordo com o projeto específico do cliente.

Todo o EPS produzido pela empresa é reciclável e isento de CFC. As sobras obtidas durante o processo de fabricação dos produtos são recolhidas e recicladas internamente. Além disso, a companhia possui um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas e parceiros.

Para compor os projetos de construção civil, além painel monolítico, o Grupo Isorecort fabrica painéis de Fechamento de Shaft molduras com revestimento para uso interno e externo, lajotas para confecção de lajes, placas para isolamento térmico, acústico e impermeabilização, núcleos para telhas termoacústicas e os blocos de EPS de alta densidade (geofoam), aplicados principalmente na engenharia geotécnica para a substituição de solos moles e elevação/nivelamento de solo.

Mais informações podem ser encontradas em isorecort.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *