Construção Civil fluminense inicia o ano com o segundo maior número de novas vagas do país, destaca Firjan

Março, 2022  O estado do Rio de Janeiro voltou a apresentar saldo positivo nas contratações em janeiro (+1.699 vagas de empregos formais), após apresentar recuo no final de 2021. Entre as grandes atividades econômicas, Serviços (+5.920), Indústria e Construção (+5.162) e a Agropecuária (+105) contribuíram para o saldo positivo no estado. Já Comércio (-9.488) foi o único setor a registrar saldo negativo no mês, fortemente influenciado pelo encerramento das vagas temporárias de final de ano. A análise é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) por meio da plataforma Retratos Regionais.

Análise Setorial e Regional

Em janeiro último, no setor de Serviços os maiores volumes de contratações ocorreram nos segmentos “Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada” (+1.468) e “Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais” (+889). No setor Industrial, o grande destaque ficou por conta da Construção Civil (+4.015): o estado do Rio foi o segundo maior saldo entre os estados e registrou o maior saldo mensal de contratações da série histórica do novo Caged, iniciada em 2020. Por outro lado, no setor de Comércio, Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (-3.342) foi a principal influência para o saldo negativo no mês.

“Historicamente o mês de janeiro gera menos contratações e, por conta, da sazonalidade do fim de ano, mais demissões. Ainda assim, o início do ano surpreendeu positivamente com o espalhamento da Construção Civil por mais da metade dos municípios fluminenses. O dinamismo do setor está em linha com o que a federação defende em seu programa Rio Canteiro de Obras, com 22 ações em diversas regiões do estado”, destaca o presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago.

Entre os municípios do estado, o desempenho não foi homogêneo: 40 dos 92 municípios apresentaram saldo positivo em janeiro, com destaque para a Capital (+3,5 mil), Araruama (+1,0 mil) e Arraial do Cabo (+376). Por outro lado, alguns municípios do Grande Rio apresentaram os maiores saldos negativos no mês: Magé

(-669), Nova Iguaçu (-604), São Gonçalo (-536) e Niterói (-311).

Entretanto, no setor industrial (incluindo a Construção Civil), o cenário de contratações foi mais disseminado pelo estado, com 58 municípios registrando saldo positivo em janeiro. A capital (+1.871) e Araruama (+921) também lideram nesse recorte, mas Niterói (+686) e Duque de Caxias (+505) também aparecem em destaque na abertura de vagas de trabalho industriais no início de 2022.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/2WunK6l.

Fonte: FIRJAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *