Conheça os benefícios do biodigestor

Sansuy apresenta na Expofrísia, em Carambeí (PR), as vantagens que o vinibiodigestor pode proporcionar ao produtor rural: aproveitamento  efluentes orgânicos da criação, geração de energia, produção de biofertilizante e preservação ambiental

BIOGESTOR
Imagem: Divulgação

O município de Carambeí, localizado na região centro sul do Paraná, é conhecido pela excelente bacia leiteira onde está inserido e pela alta genética do plantel bovino holandês e jersey. É ali que se realiza anualmente a Expofrísia – Exposição Agropecuária de Carambeí, evento que tem como objetivo divulgar as possibilidades de desenvolvimento sustentável das atividades pecuária e agrícola, além de suas potencialidades regionais. Este ano, a feira acontece entre os dias 27 e 29 de abril.

Em 2015, mais de 15 mil pessoas visitaram a Expofrísia, movimentando a economia regional, formada principalmente por pequenos produtores rurais. Justamente para este público a Sansuy – fabricante de laminados flexíveis de PVC com forte atuação no setor agrícola – escolheu apresentar em seu estande os benefícios que o vinibiodigestor pode proporcionar ao produtor rural: aproveitamento dos efluentes orgânicos da criação, geração de energia, produção de biofertilizante e preservação ambiental.

Resíduos são matéria-prima do biodigestor

A criação de animais gera acúmulo de resíduos, que podem contaminar a água e o solo. Esses mesmos resíduos, no entanto, são excelente matéria-prima para o biodigestor. O processo de biodigestão anaeróbia é promovido por bactérias, que são as principais responsáveis pela degradação da matéria orgânica e produção de biogás.

O vinibiodigestor Sansuy é o equipamento que promove esse processo de biodigestão dos resíduos. Dentre os benefícios para o produtor rural está a melhora no aspecto de saneamento, o que diminui a presença de moscas e odores; e a produção de biofertilizante de qualidade, pois o biodigestor estabiliza a matéria orgânica e melhora o aproveitamento dos minerais.

O equipamento é fabricado com geomembrana de PVC (policloreto de vinila), com formulação especial para resistência às intempéries e instalado em escavações em solo apropriado, com as paredes e fundo revestidos com geocomposto de PVC flexível. A cobertura é feita por outra manta, que infla e confere as condições anaeróbias necessárias, além de armazenar o biogás.

Tudo pode ser aproveitado de modo eficiente e prático. Desde dejetos de bovinos, suínos, aves e outros, passando por resíduos de processamentos de produtos agrícolas, de dejetos urbanos, como sobras de refeições e esgotos domésticos, até resíduos de frigoríficos e outras indústrias processadoras, o novo produto oferece solução ambiental adequada, com excelente custo-benefício e fácil instalação. Módulos podem ser instalados lado a lado, viabilizando instalação e adaptação aos espaços da propriedade.

Serviço

Expofrísia – Exposição Agropecuária de Carambeí

Data: 27 a 29 de abril

Local: Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí

Endereço: Av. dos Pioneiros, 4050 – Carambeí/PR

Tel.: (42) 3231 9132

Fonte: Assessoria de Imprensa Sansuy 

 

 

Serviço

Expofrísia – Exposição Agropecuária de Carambeí

Data: 27 a 29 de abril

Local: Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí

Endereço: Av. dos Pioneiros, 4050 – Carambeí/PR

Tel.: (42) 3231 9132

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *