Concremat inova e usa microtomógrafo de petrofísica em análise de adutora

Fevereiro, 2019 – O equipamento de microtomografia da Concremat Engenharia, utilizado para a análise de amostras de rochas carbonáticas como parte de um projeto de petrofísica digital patrocinado pela Finep, acaba de ganhar uma utilização inédita. Com o microtomógrafo, foi possível verificar, através de imagens de altíssima resolução, o estado de amostras de tubos de ferro fundido retirados de uma adutora que havia se rompido.

Fábio Subtil, Gerente Operacional de Inspeções da Concremat, explica que a utilização do equipamento para esta finalidade configura uma inovação na área de Ensaios Não Destrutivos (END), uma vez que não há registro de que isso tenha sido feito anteriormente, e que partiu de uma colaboração da área de Inovação de Petróleo e Gás e Energia da Concremat. “Nossa área de inspeções mecânicas necessitava quantificar os vazios e possíveis inclusões presentes nas amostras retiradas dos tubos. Após o teste, verificamos uma qualidade insuperável de imagens e resultados quantitativos que nos possibilitaram concluir com segurança nosso parecer. O resultado foi tão bem-sucedido que realizamos para o mesmo cliente mais cinco ensaios do tipo”, conta.

A cooperação e a troca de informações entre as diversas áreas da Concremat foram fundamentais para o resultado positivo. “A interação entre as áreas é uma constante na Concremat, principalmente no âmbito de nossa Rede de Especialistas, e foi justamente através de discussões sobre dificuldades encontradas para as conclusões de trabalhos técnicos que mencionamos a questão da análise das amostras dos tubos e chegamos à ideia de utilizar o microtomógrafo”, conclui.

Fonte: Imprensa/Concremat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *