Comunidade de construção conhece sistema de Parede de Concreto desenvolvido em obra da Toctao

Visita técnica ao Residencial Porto Dourado 2ª Etapa, em Goiânia, aconteceu no dia 8, e profissionais conheceram os bons resultados da tecnologia construtiva que vem conquistando o mercado brasileiro por oferecer todas as vantagens de uma metodologia voltada à produção em larga escala, e ao mesmo tempo garante alta qualidade de acabamento

0 133

Agosto, 2019 – Estudantes, engenheiros, arquitetos e outros profissionais que integram a Comunidade da Construção de Goiânia fizeram no dia 8 de agosto, uma visita técnica às obras da segunda etapa do residencial Porto Dourado, que está sendo construído pelo Grupo Toctao na região sudoeste da capital, próximo à saída para Aragoiânia. O objetivo é conhecer in loco algumas das inovadoras tecnologias construtivas adotadas no empreendimento, como o sistema Parede de Concreto, uma opção que vem conquistando o mercado brasileiro por oferecer todas as vantagens de uma metodologia construtiva voltada à produção em larga escala, e que garante alta qualidade de acabamento.

De acordo com Uekislei Gomes, engenheiro responsável pela obra do Residencial Porto Dourado, a técnica tem se destacado na indústria da construção nacional por ser um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação das paredes são formadas por um único elemento e moldada no próprio canteiro de obras. “É uma tecnologia que permite fazermos um planejamento completo e detalhado da obra. Nesse caso, a parede de concreto tem vantagem por ser feita dentro da obra, o que possibilita um maior controle da produção, portanto, uma customização de custos”, destacou Gomes ao lembrar ainda que a qualidade final de uma obra está ligada também aos materiais e insumos que são utilizados na edificação.

496 apartamentos da primeira etapa já foram entregues. Diferencial é a qualidade dos imóveis
Divulgação

“Com a Parede de Concreto, podemos garantir a qualidade pelo uso de formas com precisão de tamanho, isso quer dizer que todos os blocos têm o tamanho ideal e adequado, a quantidade precisa de aço, de concreto e tela também estão sob nossa responsabilidade. É uma atividade planejada e não artesanal, o que diminui as chances de erro”, explica o engenheiro do Grupo Toctao, ao acrescentar que o concreto utilizado nesta obra é denominado auto adensável e traz a vantagem de ter uma maleabilidade maior e evitar falhas na concretagem.

Visita

A expectativa é que 60 profissionais do mercado goiano estejam presentes na visita técnica, que é fechada para os membros da Comunidade da Construção e que terá início às 8h com um café da manhã. Na sequência, o engenheiro da obra fará uma palestra explanando os desafios e a realização da obra com paredes de concreto. O encontro será encerrado com uma visita técnica na obra.

A Comunidade da Construção é um movimento nacional, que reúne construtoras, fabricantes de materiais, projetistas, prestadores de serviço, universidades, entidades e consultores, com o objetivo de integrar a cadeia produtiva e aumentar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento.  O grande objetivo dessa entidade é melhorar os quesitos técnicos para que as técnicas construtivas com esse material sejam mais competitivas.

Sobre o empreendimento

Construído com recursos do Governo do Estado de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e do Governo Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida, o Residencial Porto Dourado é um empreendimento residencial de interesse social que visa beneficiar 1.500 famílias de baixa renda e que está sendo construído pela Vila Brasil Engenharia, empresa do Grupo Toctao. Sua primeira etapa foi entregue no último sábado (03) beneficiando 496 famílias com o sonho da casa própria.

Mesmo sendo um empreendimento do segmento econômico, o Residencial Porto Dourado é destaque no que diz respeito a qualidade da construção. Toda obra foi executada de acordo com o Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Grupo Toctao que, por sua vez, é baseado nas certificações de qualidade (NBR ISO 9001 e PBQP-H), ambiental (NBR ISO 14001) e de saúde e segurança (OSHAS 18001).

Ao todo, o complexo residencial contará com 1408 apartamentos – que são distribuídos em três condomínios. A primeira etapa beneficia 496 famílias. Os apartamentos têm 46,28 metros quadrados e dois quartos, banheiro, sala de jantar e cozinha conjugadas, área de serviço e uma vaga no estacionamento. O empreendimento tem área de lazer com piscina, academia de ginástica, salão de festas, sauna, brinquedoteca e área de convivência.

Acesse o site www.grupotoctao.com.br/

Fonte: Imprensa/ Grupo Toctao

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.