Como um casarão antigo em Ipanema deu lugar ao escritório descolado da loja de sucos do bem™

Projeto é assinado pela Tavares Duayer e a obra, uma realização da Retrofit Engenharia

WP_20170814_09_01_02_Pro
Visual moderno e inovador da Loja de sucos do BEM, Ipanema-RJ.

Rio, janeiro,2018 – A sucos do bem, empresa que integra o grupo Ambev, escolheu um casarão antigo no coração de Ipanema, bairro onde a história da do bem começou, para instalar seu escritório. Além de um espaço de trabalho, a casa abriga, no primeiro andar, uma área de convivência com programação gratuita e aberta ao público (como ioga, feira orgânica e palestras). Para que o espaço ficasse a “cara” da empresa, conhecida pela descontração e inovação não apenas nos produtos, mas na Comunicação e no modelo de trabalho, o imóvel passou por um retrofit completo realizado em tempo recorde, que modernizou o espaço mantendo as características originais do prédio histórico.

Projeto é assinado pela Tavares Duayer e a obra, uma realização da Retrofit Engenharia.

A abordagem arquitetônica de “invasão da marca” foi o que norteou o projeto, assinado pela Tavares Duayer. “A casa deveria ser um reflexo da do bem, usando cores e forte comunicação visual (como nas embalagens dos sucos), e mostrando um ambiente urbano, contemporâneo e jovem. Além disso, conceitos como simplicidade, natureza, criatividade e espírito carioca fizeram parte do caminho criativo”, explica Thiago Tavares, sócio do escritório de arquitetura.

“Uma das premissas do projeto era a preservação da estrutura original da casa e seus materiais em estado natural, como forma de manter a memória do imóvel e contar a história do bairro. Tijolos originais foram mantidos sem revestimentos. A fachada, tombada, foi mantida em suas características originais. Coube à Retrofit Engenharia, especializada em retrofit e obras de preservação e recuperação de patrimônio histórico, garantir a execução da obra segundo o conceito definido pelo cliente, promovendo a modernização do imóvel, com novas e atualizadas instalações, soluções para aumentar a iluminação natural do espaço e outras de melhoria da eficiência energética da casa”, comenta Marcus Dantas, engenheiro e sócio-fundador da Retrofit Engenharia, responsável pelo retrofit da do bem™.

Fez parte do projeto também a infraestrutura para instalação de ar-condicionado e sistema de  segurança, tudo isso realizado com agilidade, com intenso envolvimento de toda a equipe dedicada ao projeto. Com isso, a obra foi entregue pontualmente, atendendo ao prazo da mudança do cliente, que era de cerca de 60 dias a partir do início da obra.

Para Luiza Weidle, head de Gente e Gestão da do bem, uma preocupação da empresa era ser sustentável e esse objetivo foi atingido. “Conseguimos alinhar em tempo hábil, com a ajuda da Tavares Duayer e da Retrofit Engenharia, todos os pontos e adequações necessárias para atingir a data de entrega da obra. A casa oferece um espaço com atividades bastante diferenciadas, como ioga, palestras, debates. Tudo com a “cara” da do bem, para que as pessoas possam vivenciar a marca”, conta Luiza.

Para mais informações acesse em  Retrofit Engenharia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *