Comércio Internacional: Asperbras Veículos comemora um ano de operação em Angola

O Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP) expandiu e modernizou o Transporte Público em Huíla, no Lubango (Angola)

171

Novembro, 2020 – Em parceria com o governo local e especialistas em tecnologia e a Asperbras Veículos comemoram agora em outubro um ano de operações em Angola. O Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP), que começou no ano passado, ajudou a expandir e modernizar o Sistema de Transporte Público na capital da província de Huíla, em Lubango.

Desde outubro de 2019, a população da região tem à disposição transporte público acessível e de qualidade, com linhas de ônibus que permitem o acesso aos principais centros comerciais, administrativos e residenciais da cidade. Grande parte da população dependia anteriormente de candongas (vans) e mototáxis para se locomover.

Em um ano, a empresa contabiliza mais de 30 mil viagens, com cerca de 1 milhão de passageiros transportados, mais de 500 mil quilômetros rodados e 100 milhões de kwanzas arrecadados (R$ 881,8mil).

Geraldo Kulaif,

Desde o início das operações, a Asperbras Veículos vem trabalhando em conjunto com o governo local e especialistas em tecnologia e mobilidade, realizando o mapeamento e definição das principais rotas operacionais, seleção de paradas, parametrização dos sistemas de controle de passageiros, entre outros processos necessários para a modernização do sistema de transporte.

Responsável por organizar e gerenciar o Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP), a Asperbras se orgulha de ter feito parte de uma mudança tão grande no país. “Nossa parceria com o governo possibilitou a revolução do transporte local e é muito gratificante para nós saber o quanto isso transformou as vidas de milhares de pessoas no país, ” afirma Geraldo Kulaif, diretor da Asperbras Veículos.

Durante os 12 meses de operação contínua, a Asperbras supervisionou o processo de evolução do projeto, e com a ajuda de técnicos realizou o monitoramento operacional, oferecendo todo treinamento e suporte aos operadores dos veículos e também aos municípios que fazem parte do projeto.

Este acompanhamento possibilitou que Lubango oferecesse às suas comunidades transporte regular e organizado, com pontos de parada para embarque e desembarque, uma nova frota com veículos modernos e novo sistema de Bilheteria Eletrônica e de Monitoramento e Gestão dos ônubus.

Na primeira etapa do projeto, a empresa enviou à Angola 700 ônibus.  Sendo que a leva que chegou em julho deste ano – 130 veículos – estavam equipados para o combate à pandemia da COVID-19. Os Volksbus 17.210 chegaram ao país com carroceria Marcopolo Torino e barreiras de proteção BioSafe para motorista e cobrador.

A ação é apenas mais uma etapa do projeto do grupo Asperbras. “Tornar o sistema de transporte de Angola em algo efetivo é motivo de grande orgulho para a empresa, ” diz Geraldo Kulaif. “Se hoje comemoramos esse marco é devido ao trabalho, dedicação e preocupação de nossa equipe em oferecer maior qualidade de vida para os que mais precisam”, conclui.

Fonte: Imprensa/Asperbras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.