Cinco boas razões para utilizar níveis a laser profissionais

Por  Marco Gonçalves

Marco Gonçalves é Especialista de Produtos da Fluke do Brasil, companhia líder mundial em ferramentas de teste eletrônico compactas e profissionais.

Maio, 2018 – Para quem está preparando um novo sistema elétrico comercial, HVAC, ou adaptação de uma configuração existente, o processo pode ser longo e tedioso. Adicionando níveis a laser ao seu saco de ferramentas, você pode não só trabalhar mais rápido, quanto mais precisamente. No entanto, alguns destes equipamentos já provaram que quebram facilmente e perdem a calibração durante o manuseio regular no serviço.

Tendo em vista as necessidades dos técnicos, torna-se imperativo a utilização de níveis a laser profissionais. Esse tipo de equipamento é projetado para resistir às quedas, além de serem fáceis de usar e versáteis o suficiente para atender a uma variedade de requisitos de configuração elétrica e de HVAC. Se você está se perguntando por que precisa de um nível a laser profissional de qualidade, abaixo estão  cinco boas razões:

1 – Precisão

Se você está instalando aparelhagem, dutos, bandejas de cabos, iluminação, tomadas ou interruptores, é fundamental que o aparelho mapeie uma linha reta, seja para desempenho ou estética, ou ambos. Linhas a giz e cadeias de referência cedem, borram e desaparecem. Os níveis a laser de uma linha profissional projetam com precisão e legibilidade pontos de referência e entregam resultados instantaneamente graças a um rápido gimbal autonivelante.

2 – Sobrevivência a manuseio brusco

Existem no mercado níveis a laser que tendem a quebrar facilmente ou perder a calibração, caso haja queda. Quando você está realizando um serviço, você não pode se dar ao luxo de substituir seu nível a laser toda vez que isso ocorre. Por isso, é importante adquirir equipamentos com proteção de carcaça de borracha, que permitem que os aparelhos caiam e ainda permaneçam calibrados.

3 – Tempo é dinheiro

Pode ser um clichê, mas trata-se da mais pura verdade. Estima-se que eletricistas podem gastar até 25% de seu tempo medindo e preparando um trabalho. Ferramentas tradicionais como níveis de bolha ou prumo e giz, muitas vezes, exigem pelo menos duas pessoas. Investir em um nível a laser profissional possibilita a medição de uma grade padrão no chão e transferência dos pontos para o teto, garantindo assim o posicionamento preciso de luminárias, por exemplo. Isso minimiza o número de viagens até uma escada ou elevador, o que economiza tempo e reduz risco. O que costumava levar horas, pode levar minutos, tornando seu trabalho mais produtivo e preciso.

4 – Chegar à causa raiz requer assistência

Mesmo que seus olhos sejam bons, nem sempre é fácil identificar uma linha a giz em um ambiente empoeirado ou escuro. Se o local é úmido ou molhado, as chances da linha a giz desaparecer são grandes. Os níveis a laser profisioanis produzem linhas contínuas que são nítidas e brilhantes, para garantir melhor visibilidade. Além disso, projetam três pontos claramente visíveis, com cores vibrantes verdes ou vermelhas, para condições de alta iluminação ambiente. A linha de dectores a lasers da Fluke ajuda a localizar a linha de maneira mais rápida e eficiente, em ambientes fechados ou ao ar livre.

5 – Armazenamento e gerenciamento de dados pode ser um desafio

Eletricistas e técnicos de HVAC instalam diferentes tipos de equipamentos em uma variedade de ambientes. O nível a laser profissional foi projetado para ajudar a mapear essas instalações rapidamente, de forma simples e precisa, em praticamente qualquer ambiente. Por exemplo:

Trabalhos de canalização e bandejas de cabos. Use um laser pontual para transferir pontos de referência do chão para o teto para instalar rapidamente as bandejas de cabos e trabalho de duto. Você também pode utilizá-lo para ter certeza que tudo está disposto em linha reta.

Aparelhagem e equipamento mecânico. Projete uma linha a laser (ao invés de uma linha a giz) para perfurar com facilidade e precisão todos os furos no chão para equipamentos de manobra ou equipamentos mecânicos. Isso aumenta a precisão e elimina o risco de giz manchado, ajudando a garantir que você só tem que mover o equipamento pesado uma vez.

Condutor e cabo rígido. Essas instalações exigem buracos perfeitamente alinhados no chão e teto (ou paredes opostas) para um ajuste adequado. Você pode utilizar os níveis a laser para alinhar pontos centrais de vários buracos de uma só vez, ou, usar o ponto a laser para transferir pontos individuais.  

Corrida de iluminação longa. Use um laser pontual para determinar pontos de referência para uma corrida longa e um laser de linha para criar uma corrida perfeitamente reta. Isso pode economizar viagens até a escada ou elevar a tesoura e aumentar a precisão.

Tomadas e interruptores. Use um nível a laser de linha para alinhar facilmente uma parede inteira de tomadas de uma só vez. Isso economiza tempo e aumenta a precisão sobre o uso de uma linha a giz ou uma fita métrica.

Acesse em http://www.fluke.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *