CASE e Iveco apresentam soluções para a indústria do concreto

CASE e Iveco apresentam soluções para a indústria do concreto

Evento para cerca de 40 concreteiras de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal aconteceu na fábrica de Sorocaba (SP) ontem, quarta-feira, 20 de julho. 

Foto-Alexandre Lombardi-2016_07_20-Case-Iveco-29 OK
Foto: Alexandre Lombardi

Em busca de maior produtividade para seus negócios, mais de 40 empresários de grandes concreteiras de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal se reuniram na fábrica da CNH Industrial em Sorocaba (SP), para conhecer os equipamentos que a Case Construction Equipment, uma das líderes do mercado de máquinas, e a Iveco, oferecem para o segmento.

As pás-carregadeiras CASE W20E e 621D e o caminhão Iveco Tector Construcção 260E30 foram os destaques entre as soluções apresentadas.

Vice-presidente da CASE para a América Latina, Roque Reis destaca que o segmento é um dos principais compradores de pás-carregadeiras da marca. “A operação da pá-carregadeira em uma usina de concreto consiste, basicamente, na movimentação de materiais para alimentação das usinas de concreto com agregados, como brita, areia natural e calcário, e carregamento de caminhões. Para obter a melhor produtividade é preciso unir boas práticas operacionais e a máquina com a configuração certa para a aplicação”.

Ele exemplifica que são imprescindíveis pneus adequados ao terreno, caçamba própria para penetrar rapidamente na pilha de agregados, e a máquina, preferencialmente, equipada com Ride Control, um sistema de amortecimento do braço que evita a perda de material durante o transporte, aumentando a quantidade de material carregado por ciclo.

Vice-presidente da Iveco para a América Latina, Marco Borba afirma que “o Tector Construção é um veículo que está pronto para qualquer demanda no setor da construção civil. Esse é um mercado muito forte e estamos atentos às necessidades dos empresários desse segmento”.

Foto-Alexandre Lombardi-2016_07_20-Case-Iveco-33 OK I
Foto: Alexandre Lombardi

Pás-carregadeiras – A CASE possui uma ampla linha de pás carregadeiras, com seis modelos (W20E, 621D, 721E, 821E, 921F e 1021F), que vão de 10 toneladas a 24 toneladas de peso operacional.

Os modelos 621D, de médio porte, com 137 hp de potência e 12 toneladas de peso operacional, e a W20E, com 152 hp de potência e 10 toneladas de peso operacional são os mais indicados no segmento do concreto, pelas dimensões, configuração e o baixo consumo de combustível.

A 621D possui características que a tornam ideais para o trabalho nas usinas de concreto, como caçamba de 2,1 m³ com lâmina reta aparafusada; pneus 20,5 x 25 L3, eixos dianteiro e traseiro com sistema antipatinagem (limited slip); joystick com reversão de sentido, e Cooling Box com hélice reversível, que reduz o tempo de parada da máquina para limpeza dos radiadores.

 A máquina é equipada ainda com transmissão Powershift com comando manual ou automático, que aumenta o conforto ergonômico e a produtividade, pois reduz o cansaço do operador, cabine confortável com visibilidade 360° e todos os itens de manutenção ao nível do solo para reduzir o tempo de manutenção.

Possui também função Declutch, que deve estar acionada todo o tempo, para evitar choque contra a balança e fornecer mais potência para o sistema hidráulico durante o carregamento, elevação e descarga do material, alcançando um menor tempo de ciclo.

Líder no segmento – A pá carregadeira W20E é o mais antigo modelo de pá-carregadeira fabricado pela CASE no Brasil e líder absoluta em seu segmento, um dos mais disputados do mercado.

O projeto da máquina permite enfrentar pesadas condições de trabalho, pois é robusta, tem grande capacidade de carga e facilidade operacional.

Com motor 6BT5.9, turbo, de 152 hp, com grande torque e baixo consumo, possui 40% a menos de peças móveis, o que significa menor desgaste e menor custo de manutenção. Além disso, o fato de os componentes serem integrados facilita o acesso.

A transmissão é do tipo Powershift e tem acionamento mecânico, sistema que oferece neutralização para carregamento, ativado através de um botão no painel.

Quando ativado, basta acionar o pedal de freio para transferir, instantaneamente, mais potência do motor à carregadeira, garantindo ciclos de levantamento mais rápidos com a caçamba cheia.

Vocacionais – A linha Iveco Tector 2017 passa a contar com uma série de versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, que representam uma fatia de 29% de participação no segmento de semipesados. Os veículos estão em testes com clientes.

A versão 260E30 é a base para o Tector Construção. O veículo é voltado para um dos setores com maior potencial de crescimento do Brasil, uma vez que o país tem necessidades de obras de infraestrutura, de hospitais, escolas, entre outras. As severas condições impostas a esse segmento exigem um caminhão mais robusto, por isso o modelo recebeu escapamento vertical; equipamento com tomada de força (REPTO); pneus de uso misto; chicote elétrico específico para aplicação; reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira; elemento de segurança para o filtro de ar; espelhos extras para o auxílio em manobras, proteção do radiador e suspensão reforçada e tração 8×4.

Caso o Tector Construção tenha a necessidade de uma caçamba basculante, ele recebe ainda tomada de força com acionamento no painel; iluminação na traseira com sinal sonoro de ré, suspensão recalibrada adequada para a operação e protetor de cárter. Com o novo motor, o veículo tem a maior potência e maior torque do mercado, isso se traduz em aumento do desempenho com economia de combustível.

Para mais informações da Iveco, visite www.iveco.com.br

Para mais informações da CNH Industrial, visite: www.cnhindustrial.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *