Casa Nova: Lafem Engenharia finaliza obra do CT do Flamengo

Janeiro, 2019 – A Lafem Engenharia concluiu o novo módulo profissional do Centro de Treinamento de futebol do Flamengo, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Foram 11 meses de obras para erguer cerca de 5.500 m², que incluem mais de 20 instalações divididas em três setores, incluindo as 42 suítes – 36 individuais e seis duplas. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório FEU Arquitetura e nada deixa a desejar a centros de treinamento de grandes clubes internacionais,comparável ao do britânico Chelsea, o Cobham Training Centre, na vila de Stoke d’Abernon, sudeste da Inglaterra.

No setor ‘A’ ficam a inédita sala do patrocinador, as salas de imprensa, de coletivas, dos gerentes, de massagem e de fisioterapia, os vestiários, a rouparia, a sauna e a hidroterapia, a preparação física, o estúdio de gravação, a copa, as salas de fisiologia, nutrição, e psicologia, além das salas de reunião e administrativas. Já no setor ‘B’, estão a recepção, o pátio e o terraço descobertos, a churrascaria e as salas de reunião e do diretor de futebol. O setor ‘C’ abriga a cozinha industrial, o restaurante, as suítes, o espaço de recreação e o auditório dos jogadores.

O novo CT tem ainda acessos independentes para os jogadores, comissão técnica e imprensa e varandas de observação do campo de treinamento para a equipe técnica e os patrocinadores. O campo também fica visível das salas de preparação física e hidroterapia, que têm pé-direito duplo. Cada auditório terá capacidade para 50 pessoas. Todo o programa do projeto visa a integração direta da equipe técnica com a área de preparação física dos jogadores, inclusive com uma praça de convívio.

Para tirar do papel esse empreendimento, a Lafem destacou um time de colaboradores – que chegou a 220 pessoas no período de pico da obra –, além de um grupo de consultores especializados nas principais disciplinas, como fundação e estrutura, esquadrias de alumínio, fachada, acústica e impermeabilização.

A empresa, que tem experiência em construção de CTs, não poupou esforços para dar conta dos desafios da empreitada, como o prazo curto e o clima chuvoso da região. “Também buscamos soluções para garantir a perfeita compatibilização entre a estrutura e as grandes áreas de esquadrias, que permitem aproveitamento máximo da iluminação natural e conferem amplitude ao prédio”, explica o engenheiro Marcelo Miguel, da Lafem.

CT Flamengo. Crédito Gilvan de Souza-Flamengo

A fachada ventilada foi uma inovação neste projeto. A técnica, muito utilizada na Europa, começa a ser empregada também no Brasil e tem como principal vantagem o conforto térmico, já que cria um colchão de ar entre a superfície externa e a estrutura do edifício. Sobre a fachada ventilada, foi aplicada cerâmica italiana, o que demandou precisão e cuidado das  equipes de projeto e obra, para garantir o máximo aproveitamento do material com excelência de acabamento.

“Foi extremamente instigante fazer uma obra dessa magnitude, um projeto grandioso e cercado de paixão e expectativa por parte de torcedores e dos dirigentes do clube. Ao longo dos trabalhos, recebemos muitas visitas, tanto da diretoria e corpo técnico quanto de sócios. Garantir a segurança de todos e viabilizar as visitas sem atrasar o cronograma foi outro diferencial desse trabalho”, destaca Filipe Lima, gerente comercial da Lafem Engenharia. “Certamente é o CT que mais oferece beleza, conforto e usabilidade no Brasil, compatíveis com os centros dos maiores times de futebol do mundo” frisa.

Fonte: Imprensa/Lafem Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *