Brasil 4.0: Uerj debate educação e ações afirmativas

161

Começa nesta terça-feira (3) o ciclo de encontros UERJ com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O objetivo é debater, trocar ideias e experiências e apresentar propostas e soluções viáveis ao desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões do Estado.

O evento acontece todas as terças de maio (3, 10, 17, 24 e 31), sempre com início às 14h. O tema do primeiro encontro, dia 3, é Educação e ações afirmativas, quando serão apresentadas e discutidas a experiência da Uerj e de outras instituições que adotaram reserva de vagas no ensino superior para negros, indígenas e quilombolas, principais desafios, resultados, como superaram problemas durante a pandemia e o legado para definir políticas públicas.

Os palestrantes são Ana Paula Silva, do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (Pró-Índio/Uerj); Daniela Frida, da Faculdade de Educação da Uerj; João Feres Jr, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj); e Luanda de Moraes, da Superintendência de Unidades Estratégicas da Uerj. A mediadora é a jornalista Mariana Tokarnia, da Agência Brasil e Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Nas terças seguintes serão abordadas, respectivamente, Ciência e tecnologia; Economia, sustentabilidade e inovação; Comunicação da ciência; e Saúde.

O local de Uerj com RJ é o Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã da Universidade (Av. São Francisco Xavier, 524). Os debates são presenciais, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no Youtube.

No segundo semestre de 2022, estará disponível para download gratuito um e-book com todo o conteúdo do ciclo de encontros.

As inscrições são gratuitas, mas devido às restrições de espaço é necessário fazer uma pré-inscrição separada para cada dia de atividades. As credenciais definitivas devem ser retiradas no local do evento no máximo até 15 minutos antes do início. Para a segurança de todos é necessário usar máscara e apresentar comprovante de vacina contra covid-19.

O site https://www.uerjcomrj.uerj.br/ apresenta a programação completa de Uerj com RJ, perfil dos palestrantes e mediadores, ficha de pré-inscrição para cada dia de debates e outras informações importantes.

O ciclo de encontros Uerj com RJ é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed) e da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj, com apoio da Faperj.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.