BNDES aprova regras para credenciamento de luminárias LED de alta potência

Eficiência Energética

Rio, Janeiro, 2017 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou as regras para o credenciamento de luminárias baseadas em diodos emissores de luz (LEDs) de alta potência para aplicações como uso em iluminação pública, ambientes externos em geral, indústrias e galpões. Os equipamentos credenciados podem ter aquisição financiada nas operações de crédito do Banco.

schreder-lights-a2-netherlands-widest-motorway-in-world-lit-by-led-luminaires-2
Créditos: SCHRÉDER – Auto Estrada A2, Holanda.

Equipamentos melhoram iluminação pública, com impacto na qualidade de vida e segurança das cidades.

Normas buscam incentivar conteúdo local intenso em tecnologia. Regras exigem incorporação de chips projetados no País a partir de 2018

Em linha com políticas de credenciamento adotadas para equipamentos de geração de energia elétrica a partir das fontes solar e eólica, as normas buscam incentivar o conteúdo local, com foco em inovação e desenvolvimento de componentes de alta tecnologia.

As luminárias LED de alta potência têm alto potencial transformador no meio urbano e em ambiente industrial, por proporcionarem redução de consumo energético e de custos de manutenção, além de permitirem conectividade, sensoriamento do ambiente e de outros serviços que poderão ser prestados a partir do poste de iluminação. No ambiente urbano, a melhoria da qualidade da iluminação tem impacto direto na segurança.

As regras, válidas por cinco anos, contados a partir de sua aprovação, foram elaboradas a partir do diagnóstico da presença crescente da eletrônica em diversos setores da economia, tornando-se uma área do conhecimento básica para o desenvolvimento de produtos e processos industriais. A metodologia foi elaborada após discussões com a indústria de iluminação e eletrônica.

Chips – Buscando estimular parcerias locais que incentivem o desenvolvimento do ecossistema de microeletrônica no Brasil, as regras exigem a incorporação de chips projetados no País nas luminárias comercializadas com recursos do BNDES a partir de 2018.

Nas luminárias, os chips são responsáveis, por exemplo, pelo controle da intensidade luminosa, comunicação com a rede e sensoriamento local. O diagnóstico do BNDES identificou um conjunto de empresas locais e multinacionais aqui instaladas que estão aptas a desenvolver esses e outros circuitos integrados. A fabricação local desses componentes contará com incentivos adicionais, mas não obrigatórios.

As normas completas para o credenciamento de luminárias LED de alta potência estão disponíveis no Portal BNDES  no link: http://bit.ly/2j9rIsz.

Nas próximas semanas, as condições de financiamento serão apresentadas a associações de fabricantes de luminárias e componentes, e posteriormente a prefeitos de municípios brasileiros.

Fonte: Imprensa/BNDES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *