BNDES apoia projeto que aumenta oferta de energia para o Sudeste

 Linha de transmissão terá potência de 500 Kv e 600 Km de extensão 

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou concessão de colaboração financeira à Guaraciaba Transmissora de Energia (TP Sul) S.A., no valor de R$ 440 milhões.  A operação irá possibilitar a implantação de instalações de transmissão de energia elétrica referentes ao contrato de concessão do Lote B, ganho pela empresa no leilão da ANEEL 2/2012. 

A Linha de Transmissão Guaraciaba é constituída por duas linhas de transmissão e uma subestação, localizadas nos estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A primeira linha irá de Ribeirãozinho a Rio Verde, enquanto a segunda ligará Rio Verde a Marimbondo II, onde será implanta a subestação. Elas terão potência de 500 Kv e uma extensão total de 600 quilômetros. 

De acordo com o projeto, a LT Guaraciaba irá se conectar com a LT de Matrinchã, já concluída e que também conta com o apoio do BNDES. O Consórcio Matrinchã, composto pelas mesmas empresas acionistas da Guaraciaba, venceu a concessão do Lote A do mesmo leilão da ANEEL 2/2012. 

As LTs Guaraciaba e Matrinchã formam um sistema de transmissão com mais de 1.600 quilômetros de extensão, cuja finalidade é permitir o aumento da exportação de energia do Estado do Mato Grosso para a região Sudeste, no âmbito do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, será possível escoar a energia gerada pelas usinas da bacia do rio Teles Pires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *