BH recebe até 30 de novembro o projeto “Janelas CASACOR Minas Gerais”

Novembro, 2020 – A principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado promove um projeto com formato inovador, criado com o objetivo de estimular uma série de reflexões a respeito do morar contemporâneo. O Janelas CASACOR é uma forma de levantar provocações e respostas às mudanças que estão em curso e sobre o conceito do “novo morar” pós-pandemia. A iniciativa combina recursos tecnológicos e digitais para encurtar distâncias, potencializar a experiência dos participantes e, claro, garantir segurança e responsabilidade na realização, inspirando o público a repensar atitudes e valores. Retomar essa reflexão para ressignificar a relação das pessoas com suas casas, moradias e espaços de vivência e convivência é uma medida imperativa no contexto mundial causado pela pandemia.

Partindo deste recorte, a mostra realiza em diversas capitais o “Janelas CASACOR”: um projeto inovador, aliando o uso de tecnologias e meios digitais, para potencializar e aprofundar a experiência de visitação a ambientes e intervenções artísticas que estarão espalhadas pela cidade. Em Belo Horizonte, as iniciativas sob direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo tiveram início em 30 de outubro e seguem até 30 de novembro, ocupando  espaços expositivos importantes como Casa Fiat de Cultura, Sebrae-MG, Mineiraria, além dos centros comerciais da rede Multiplan(DiamondMall, Pátio Savassi e BH Shopping), ressignificando o espaço físico das vitrines de lojas, transformando-as em janelas abertas para uma nova visão de mundo sobre o morar no pós-pandemia. As ações serão realizadas seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelos órgãos competentes.

Entre os nomes que integram o elenco desta edição estão: Ana Bahia, que assina a Casa TerapêuticaAna Paula Paolinelli, com a Sala de Banho DecaAndréa Medeiros e Francisco Morais, que juntos criaram a vitrine Pé no Chão, instalada no hall de entrada do Sebrae, Andrea Pinto Coelho, reuniu histórias e memórias para criar o Lounge do Colecionador, espaço inspirado no acervo de um jovem colecionador de mobiliário;  Bárbara Nobre, autora da Casa Raízes, criada com o objetivo de valorizar o design brasileiro, Carol Horta, com um home office bastante inspirador, Carol Quinan com o Vitrine Jardim 360º, um cubo contemplativo, Carolina Campos e Maria Magalhães, que dividem a criação do Sala do AbraçoCynthia Silva e Estúdio Mineral, que se uniram para criar a Cozinha do BaristaDuo Arquitetos, responsáveis pela Sala das JanelasFernanda Villefort, organiza a galeria Modernista que recebe uma belíssima exposição de fotos de Jomar Bragança em homenagem a Oscar Niemeyer(e toda a renda obtida com a venda as obras será revertida para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio, a CAPE),  Igor Zanon, propôs um Refúgio FamiliarIsabela Torres e Rodrigo Aguiar, escolheram o nome Por Trás da Janela para o ambiente da dupla, que brinca com o uso de cortinas, Isabela Vecci, com a intervenção artística Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy, na Casa Fiat de Cultura, José Lourenço, propõe o Estar LivreMariana Spínola, assina o espaço cênico As Cortinas da Janela, Marina Diniz, investe no Estar ConviverMutabile Arquitetura, criou um Refúgio NaturalNídia Duarte Módulo Office, um espaço que ganha inúmeras configurações, Paula Guimarães criou a Viva Cozinha, espaço na Mineiraria voltado para abrigar a programação online de gastronomia desta edição, Regina Padilha(Pura Arquitetura) foi desafiada com a Garagem Templuz Tech, um espaço cheio de tecnologias e muitas novidades, enquanto Roger Lages propõe um retorno às origens com o Hall Neolítico.

Conceito

O Projeto Janelas CASACOR propõe, acima de tudo, uma abertura física e digital para expor as reflexões do nosso tempo e também para acessar o futuro, dividindo angústias universais relacionadas ao período conturbado e atípico que estamos vivendo, assim como para debater ideias de um novo que está por vir. Para isso, a mostra convidou profissionais das áreas de Arquitetura, Design, Paisagismo, além de artistas, chefs e outros agentes da cena cultural de  Belo Horizonte para juntos articularem ambientes, instalações, experiências digitais em 3D e vídeos, compondo uma janela com vista para o interior das casas – cada vez mais importantes e fundamentais para o bem viver no novo mundo. O conteúdo é um mergulho em soluções criativas para nossas necessidades em relação à casa pós COVID-19, inovando, reinventando e nos adaptando ao novo mundo que já estamos vivendo.

Intervenções artísticas

Além dos ambientes que remetem à casa, a mostra ainda com espaços voltados para intervenções e exposições artísticas. As vitrines externas da Casa Fiat de Cultura recebem a exposição Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy, realizada em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte. A proposta da iniciativa é fazer com que os visitantes possam entender a concepção e a importância dos objetos que nos rodeiam a partir da tradição, história, hábitos culturais e identidade. E dentro desse processo, o Design Italiano ocupa um lugar de destaque e pode ser considerado uma referência mundial. Com criatividade, beleza, tecnologia, funcionalidade e conforto, o desenho é capaz de revolucionar objetos, agregando soluções inovadoras. A relação das pessoas com suas casas vem mudando significativamente. Agora os espaços são vivenciados de outras formas e tudo precisa ser repensado. Esse novo olhar é apresentado pela arquiteta Isabela Vecci, a partir de 4 vertentes, que na língua italiana representam: Abbigliamento (Vestuário), Arredo (Mobília), Alimentare (Agroalimentar) e Automazione(Automação). Esta foi a base para a criação de quatro espaços que representam o quarto, a sala, a cozinha e o estilo de vida das pessoas. O ambiente conta com objetos reais e com recursos audiovisuais, como vídeos, fotografias e depoimentos que traduzem o espírito Made in Italy.

Outra intervenção artística que merece destaque é a Galeria Modernista, instalada no Shopping Pátio Savassi. O espaço assinado pela arquiteta Fernanda Villefort está recebendo uma exposição com 9 imagens em diferentes dimensões do fotógrafo mineiro Jomar Bragança, especializado na área de arquitetura e interiores. Neste trabalho, a maior parte das imagens foi produzida especialmente para a ação. As fotografias estão à venda durante o Janelas CASACOR Minas e toda a renda obtida com a comercialização será revertida para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio, a CAPE.

Gastronomia

Como já é tradição nos últimos anos de mostra, a chef Agnes Farkasvolgyi é quem assume a curadoria gastronômica do Janelas CASACOR Minas, que nesta edição estará centralizada na Mineiraria, um espaço dedicado à promoção da gastronomia mineira. Ela tem à sua disposição uma cozinha criada pela arquiteta Paula Guimarães e está produzindo uma série de conteúdos para o público ao longo do período. Além de Agnes, a equipe do Ingrediente da Vez(@ingredientedavez) também está produzindo uma série de conteúdos diretamente da cozinha funcional.

Segurança e medidas de distanciamento

Todo o projeto foi concebido, produzido e pensado da forma mais segura e responsável possível, tanto para o público frequentador quanto para os profissionais que participam da mostra. Neste sentido, os ambientes foram montados como vitrines, não permitido visitação física no interior dos mesmos a fim de evitar qualquer aglomeração. Por conta disso, foi criada uma plataforma específica para a transmissão de todas as atividades do projeto: www.janelascasacor.com. No site será possível fazer um tour virtual 3D por cada um dos ambientes, acompanhar conteúdos específicos sobre o projeto, além de conhecer os profissionais de cada edição.

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *