Belas Artes e Docol trazem Marva Griffin para o Design Weekend 2016

Aconteceu 

Agosto, 2016 – A parceria entre a instituição de ensino Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e a fabricante de metais sanitários Docol trouxe para o Brasil, durante a Design Weekend (DW!) em São Paulo, a curadora do Salão Satélite de Milão, Marva Griffin. Reconhecida por descobrir e revelar os grandes nomes do design mundial, Marva ministrou uma palestra sobre os 20 anos da mostra, seguida de uma mesa redonda que discutiu o Jovem Designer no mundo, o encontro aconteceu no dia 9 de agosto, no núcleo de design da Belas Artes.

14MARVA II
Marva Griffin, curadora do Salão Satélite de Milão, esteve na Design Weekend 2016. Créditos: Divulgação

A ação integra a programação da semana de design da instituição de ensino, a Belas Artes Design Week, dentro do calendário oficial da 5ª edição do DW!, que acontece de 10 a 14 de agosto de 2016 na capital paulista. Na sequência da palestra, uma mesa redonda mediada pelo jornalista e crítico de design Marcelo Lima, com a participação de Marva, além do presidente da Docol Guilherme Bertani, o designer Pedro Paulo Franco, da Lot Of Brasil e o arquiteto pernambucano Ricardo Bello Dias debateram sobre o “O jovem designer no mundo: Perspectivas e Desafios” num bate-papo que visou compartilhar experiências dos participantes, absorvendo também a expertise de Marva no papel da vanguarda do design.

Criado por Marva em 1997, o Salão Satélite acontece paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão, voltado para designers de até 35 anos, estudantes e escolas de design. “A Belas Artes participou pela primeira vez do Salão Satélite este ano e éramos a única instituição da América presente, expondo os projetos dos nossos alunos. Estar em eventos fora do Brasil e trazer grandes referências para dentro da nossa escola fazem parte da nossa estratégia de internacionalização, porque hoje não é mais possível pensar em educação sem considerar o mercado internacional. A economia criativa depende dessa conexão mundial”, explica Patrícia Cardim, diretora-geral da Belas Artes.

Às vésperas de completar 20 anos, o Salão Satélite de Milão dita tendências que refletem diretamente nos padrões de comportamento e na maneira como o mundo consome arte, design e informação. Ele também foi responsável por revelar talentos e nomes como Studio Nendo, Sebastian Wrong e Nina Zupanc, e exerceu influência nas carreiras dos brasileiros Irmãos Campana, por exemplo. “Marva Griffin tem um papel muito representativo para os jovens no cenário do design atual. Ela promove a pesquisa de novas formas e conceitos, mas, principalmente, dá aos estudantes a oportunidade de apresentarem suas ideias e criações no Salão de Milão. Suas realizações foram uma fonte de inspiração para nós e para o trabalho que fazemos no Instituto Campana para apoiar os jovens e ajudá-los a construir oportunidades de carreira”, contam Fernando e Humberto Campana.

A Docol acredita no conteúdo como fonte de inspiração e, por isso, firmou a parceria com a Belas Artes. “Ter a Marva Griffin em uma semana que o mercado discute design é uma oportunidade para conhecer a visão de um universo contemporâneo sob o olhar de alguém que é referência mundial na área. Nós acreditamos que o bom design é transformador e é a soma de vários elementos que, no nosso caso, passa pelo uso racional da água, tecnologia, inovação e beleza”, finaliza Guilherme Bertani, presidente da Docol. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *