BASF usa óculos de realidade virtual para apresentar Casa Ecoeficiente na Expo Arquitetura Sustentável

0 211

 

Para a Expo Arquitetura Sustentável 2015, que será realizada no Expo Center Norte, a BASF vai levar suas duas casas-conceito – a CasaE (Casa Ecoeficiente) e a Casa Econômica (com soluções que promovem a redução do custo total da obra), que estão construídas na zona Sul de São Paulo.  

Com a ajuda de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão percorrer os ambientes e visualizar as tecnologias aplicadas, de maneira lúdica e realista. Algumas soluções também serão expostas em displays interativos para mostrar suas funcionalidades.

BASF Óculos REalidade Virtual 1
Óculos realidade virtual, destaque da BASF na Expo Arquitetura Sustentável 2015.

As inovações, usadas nessas residências, proporcionam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, com importante redução do consumo de água e dos resíduos de construção. O objetivo é direcionar a adoção de processos construtivos mais inteligentes que garantam maior produtividade e durabilidade da edificação, com economia de tempo e recursos, levando ao setor da construção o que há de mais atual com tecnologias inovadoras e sustentáveis.

A proposta dos modelos é apresentar os materiais aplicados na prática, tornando seus benefícios visíveis e palpáveis. Por exemplo, há microcápsulas aplicadas no drywall que reduzem em até 1/3 o uso do ar condicionado; placas de poliuretano expandido que reduzem em até 90% a transferência de calor entre os ambientes; aditivo para o preparo do concreto que diminui em 40% o consumo de água e reduz a emissão de gases; pigmentos especiais que atuam no controle da temperatura; pisos drenantes com cerca de 90% de permeabilidade, permitindo a reutilização da água da chuva.

Também durante a Expo, a Fundação Espaço ECO®, organização instituída pela BASF, apresentará o jogo interativo “Cidades Sustentáveis” no estande da empresa. Trata-se de um jogo de tabuleiro que apresenta o conceito de Socioecoeficiência e desafia os jogadores a recuperar cidades abandonadas de forma sustentável, trabalhando de maneira estratégica e dinâmica. Serão duas rodadas no dia 11 de novembro: das 12h às 14h e das 14h30 às 16h30.

A companhia participará também da Conferência, com duas palestras:

       Cases importantes como a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e a Freedom Tower em New York.

Palestrante: Mauricio Grochoski, Consultor técnico da Master Builders Solutions da BASF, Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.

Dia 12 de novembro, das 09h às 09h40

  • Avaliação do ciclo de vida no desenvolvimento de produtos sustentáveis

Palestrante: Sueli Oliveira, Consultora de Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®, química com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP.

Dia 12 novembro, das 10h20 às 11h

Por fim haverá, no dia 13 de novembro, a visita técnica à CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF, que foi completamente renovada este ano e recebeu a certificação LEED-NC Gold, concedida a novas construções pelo Green Building Council e também à Casa Econômica. Durante a visita, além do estudo de Ecoeficiência da CasaE, haverá a apresentação do Next.doc, observatório de tendências em sustentabilidade, que identificou as “Seis Tendências em Construção Sustentável”, pela consultoria Ideia Sustentável com apoio da Fundação Espaço ECO®.

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável

Data: 10 a 12 Novembro de 2015

Horários: Exposição das 11h às 20h / Conferência das 9h às 18h

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Visita técnica à CasaE

Data: 13 de novembro

Horário: das 9h às 12h

Local: Av. Prof. Vicente Rao, 1195, São Paulo

Mais detalhes acessem: www.expoarquiteturasustentavel.com.br

CasaE:  www.casae.basf.com.br

Fundação Eco: www.espacoeco.org.br e  www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Basf: www.basf.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Basf

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.