Barra dos Coqueiros terá pórtico ecológico com sistema de construção sustentável

Dezembro, 2019 – A Prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE) está na fase final da construção de um pórtico ecológico que será referência em sustentabilidade. Localizada na entrada da cidade, sobre a rodovia SE-100, a obra está em fase final e utiliza um método construtivo inovador, que alia proteção do meio ambiente à beleza e praticidade do projeto arquitetônico-urbanístico.

O Pórtico Ecológico Ondas da Barra, próximo à ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, tem 9,3 m de altura, 6 m de largura e 24 m de comprimento. Um dos destaques da obra, que deverá chamar a atenção de pedestres e motoristas, é o fato de ela ter uma estrutura em formato de ondas, totalmente de madeira roliça – foram usados cerca de 30 m³ do material.

A construção usou o Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor, parceria entre a Montana Química e a Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais. O método de construção é sustentável de ponta a ponta, da preparação das mudas das árvores para o plantio, passando pelo tratamento industrial com CCA – Osmose K33 C, até o acabamento final, que é realizado com o produto Osmocolor Stain Preservativo UV Deck. Ambos os produtos são da Montana Química, líder em tratamento de madeira no país.

“O pórtico compõe projeto de revitalização da região”, afirma o arquiteto Rodrigo Queiroz Cabral, da equipe técnica Plantar-Montana. “O sistema construtivo é sustentável e prático. A madeira é um produto 100% renovável e demanda baixo consumo de energia na cadeia produtiva em relação a outros materiais, como alumínio, aço e concreto. Os elementos são levados até a obra de forma pré-fabricada e no local é feita apenas a montagem, garantindo menor gasto de tempo, energia e trabalho de limpeza”, afirma o profissional.

“Outra vantagem é que, no Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor, há aproveitamento dos resíduos da madeira. Como as peças são comercializadas com diâmetros e comprimentos constantes, é possível reaproveitar as sobras em elementos arquitetônicos, como floreiras, lixeiras e até luminárias”, diz Cabral.

Pesquisas

O Amaru, fruto de mais de quatro décadas de pesquisas de melhoramento genético e esforços de campo, é uma madeira de eucalipto exclusiva que assegura maior durabilidade e resistência se comparada com outras madeiras de reflorestamento disponíveis no mercado.

É submetido a tratamento sob vácuo-pressão em autoclave, equipamento que recebe o preservativo produzido pela Montana Química, tornando-o imune à ação de insetos (cupins e “brocas”) e fungos causadores de apodrecimento.

Como elemento estrutural, de vedação ou decorativo, o produto é indicado para construção de casas, pergolados, estruturas de telhado, brinquedos para playground, quiosques, cercas, galpões, móveis, entre outros.
Fonte: Imprensa/Montana Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *